Geral

AGRICULTORES

Mulheres produzem entre 60% e 80% dos alimentos da agricultura familiar

Políticas da SAF têm incentivado a participação de mulheres na produção de alimentos no Piauí

Da Redação

Terça - 15/10/2024 às 11:13



Foto: CCOM-PI Dia da Mulher Rural
Dia da Mulher Rural

Nesta terça-feira (15), comemoramos o Dia Internacional da Mulher Rural, uma data que homenageia o papel fundamental das mulheres na produção de alimentos ao redor do mundo. Segundo a ONU Mulheres, elas são responsáveis por 60% a 80% dos alimentos consumidos na América Latina e no Caribe. A participação feminina no campo é crucial para a segurança alimentar e nutricional, gestão de recursos naturais, liderança em empreendimentos e iniciativas comunitárias no setor agrícola.

No Piauí, dados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) revelam que as agricultoras foram responsáveis por impressionantes 83% da produção em 2023. O PAA, executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), compra alimentos de agricultores familiares e os distribui a famílias em situação de vulnerabilidade social.

                                                                                                                                                                                                                                               Foto: Geirlys Silva

O aumento da participação das mulheres na produção agrícola é resultado de políticas governamentais que priorizam o empoderamento feminino. Um exemplo inspirador é Maria Francisca Gomes, agricultora e presidenta da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Chapada do Mucambo, em Picos. Beneficiada por programas da SAF, ela conseguiu garantir uma renda mensal e sustentar sua família.

Maria Francisca participou do programa Viva o Semiárido, que proporcionou uma cisterna e a estruturação de um projeto de agroindústria, permitindo-lhe congelar frutas para comercialização na alimentação escolar. "Desde 2019, participamos dos projetos que trouxeram equipamentos modernos e um grande auxílio. Trabalhamos diariamente, cuidando da terra, da água e de todo o processo de comercialização", explica.

A agricultora, que aprendeu o ofício com seu pai, também se mostra otimista em relação ao futuro de seus filhos. Sua alegria é ainda maior ao ver a neta, Iasmim, de apenas 2 anos, encantada com a vida no campo. "É a minha florzinha", finaliza, emocionada.

Fonte: CCOM Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: