INVESTIGAÇÃO

MPT investiga denúncia de assédio moral contra superintendente da Caixa Econômica no Piauí

Pelo menos três denúncias de assédio moral estão sendo investigadas


Agência da Caixa Econômica

Agência da Caixa Econômica Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho abriu um inquérito para investigar o superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Jonathan Valença, denunciado por assédio moral contra gestores e empregados. A Caixa Econômica no estado informou que foi notificada e os esclarecimentos serão prestados oportunamente.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, o caso segue em fase de investigação. Pelo menos três denúncias de assédio moral estão sendo investigadas. Segundo o MPT, as primeiras denúncias chegaram ao órgão ainda no início de 2020. A investigação não tem prazo para ser concluída.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, disse que sindicato não sabe quem são as pessoas que fizeram a denúncia ou o teor delas, e por isso aguarda a conclusão da investigação para se posicionar sobre o caso. "Fizemos uma reunião com o superintendente. Ele disse que são denúncias infundadas, mas vamos continuar acompanhando", disse Odaly.

De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), um grupo de funcionários teria relatado os casos de assédio em um documento sem assinaturas. A denúncia foi recebida pelo superintendente da Caixa no Nordeste, João Carlos Dácia, que, segundo a Fenae, teria se comprometido a encaminhar a denúncia para a Corregedoria do banco.

Na carta, os funcionários teriam denunciado que são vítimas de pressão exagerada para bater metas, humilhações com ofensas, ameaças de tirada de função ou cargos comissionados e de transferência para lugares distantes. As vítimas seriam gerentes gerais e outros subordinados.

O processo foi deflagrado por portaria assinada pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares, na semana passada, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito civil para apurar as denúncias. O caso continua em fase de investigação pelo MPT.

Confira a nota na íntegra:

A Caixa informa que foi notificada e os esclarecimentos serão prestados oportunamente. O banco reforça que pauta sua conduta no respeito aos seus clientes e empregados, sempre zelando pelo interesse público e pela efetividade das políticas públicas que operacionaliza. A Caixa repudia veemente qualquer tipo de assédio.

Fonte: G1 PI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: