Geral

Moradores da Cacimba Velha ficaram 15 horas sem energia; problema é antigo e causa revolta

Essa é segunda vez que esse tipo de acidente ocorre, no mesmo lugar, a menos de sete dias

Da Redação

Sábado - 15/05/2021 às 08:11



Foto: Reprodução internet Falta de energia na Cacimba Velha é constante
Falta de energia na Cacimba Velha é constante

Entre a tarde de quinta-feira (13) e a manhã de sexta-feira (14), moradores dos povoados Cacimba Velha, Fazenda Nova, Lagoa de Dentro e Lago da Mata ficaram mais de 15 horas sem energia por falta de manutenção na rede de distribuição, de responsabilidade da Equatorial Piauí. O problema é antigo e revolta os consumidores, sobretudo comerciantes e pequenos produtores.

Segundo os moradores/consumidores, por volta das 15h30min, um vento fraco balançou as palhas de pés de tabocas sobre a rede de alta tensão, provando um grande estrondo, seguido da quebra e queda dos fios e a consequente interrupção do fornecimento de energia, que durou até às 6 horas desta sexta-feira (14).

Essa é segunda vez que esse tipo de acidente ocorre, no mesmo lugar, a menos de sete dias. Na sexta-feira da semana passada (7) os mesmos cabos quebraram e caíram, deixando os moradores sem energia por mais de nove horas.

A falta de poda correta das árvores que ficam sob os cabos da rede elétrica tem sido um dos principais motivos dos constantes desligamento, que além do transtorno pela falta de energia, causa prejuízos materiais e financeiros.

Pequenos produtores perdem muito por causa da constante falta de energia

Num trecho de aproximadamente cinco quilômetros, a rede elétrica precisa ser praticamente refeita. Em pelo menos dois quilômetros, entre os povoados Cacimba Velha e Fazenda Nova Leste, a reportagem do Piauí Hoje contou nada menos que 48 emendas nos cabos, além de poste rachado e mato cobrindo a rede.

Pequenos produtores do setor agropecuário e da agricultura familiar vivem reclamando dos prejuízos que sofrem por causa dessas interrupções do fornecimento de energia. Muitos já perderam tudo. Outros desistiram por falta de confiança nesse fornecimento de eletricidade.

Os consumidores também se queixam muito da demora da Equatorial Piauí para restabelecer o fornecimento de eletricidade naquela área quando ocorre algum problema.

"Diziam que a Cepisa não prestava e que era só privatizar que ia ficar uma maravilha. Tudo balela. Alguém comeu dinheiro nesse negócio e o problema da falta de energia continua o mesmo ou pior", diz Silvestre Gomes da Silva, 59 anos, dono de uma mercearia na estrada da Cacimba Velha.

Revoltados com essa situação, moradores daqueles povoados estão criando o MSE - Movimento dos Sem Energia para organizar uma grande manifestação contra o que chamam de descaso da Equatorial e das autoridades.

A ideia dos organizadores do MSE é começar o protesto nas áreas onde mais acontecem os problemas pela falta de energia. Depois querem ampliar o movimento com consumidores dos mais diferentes bairros da cidade.

No último protesto os moradores tocaram fogo em pneus e isolaram o povoado. A luta era por ônibus

A grande manifestação, ainda sem data definida, se dará com acampamento com faixas, cartazes e bandeiras em frente à sede da Equatorial. No dia seguinte os manifestantes vão para frente das emissoras de TV e, em seguida vão para o Procon e depois acampam em frente à Assembleia Legislativa.

As associações de moradores desses povoados serão mobilizadas. Os organizadores querem levar para a manifestação pelo menos 10 ônibus lotados. Cinco ônibus já foram contratados com ajuda de comerciantes donos de sítios.

Em nota, a Equatorial Energia disse estar tomando providências para solucionar o problema da região.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: