Geral

EXPO FAVELA

Moda Criativa: empreendedores valorizam regionalismo em confecções no Expo Favela 2024

Para os empreendedores, a Expo Favela Innovation 2024 representa uma oportunidade para divulgar o trabalho

Emanuel Pereira

Sábado - 03/08/2024 às 11:18



Foto: Emanuel Pereira As confecções feitas por Lucas são caracterizadas por estampas bastante chamativas
As confecções feitas por Lucas são caracterizadas por estampas bastante chamativas

Cajús, pinturas rupestres da Serra da Capivara e expressões do vocabulário piauiense - o popular "Piauiês", são algumas das estampas presentes nas confecções da Kamila Ponciano e do Lucas Rubim

A jovem de 30 anos sempre sonhou em trabalhar com moda. Ela aprendeu a costurar, pintar e bordar para criar a loja. 

Kamila Ponciano / Foto: Emanuel Pereira
Kamila preza pelo conforto e por criar peças diversas, como camisetas, macacões e sobretudos.

"Utilizo tecidos adequados ao nosso clima, como cambraia, linho e algodão. Faço tudo sozinha, da confecção ao bordado. As peças que meus clientes mais gostam são as que têm pinturas rupestres", pontuou.


Enquanto Kamila elabora peças mais discretas, as confecções feitas por Lucas, de 40 anos, são caracterizadas por estampas bastante chamativas.

"Eu vendo camisetas e camisas estampadas com a cultura piauiense. A maioria das estampas são criadas por mim, o que torna meu negócio ainda mais original", falou.


PANDEMIA DA COVID-19

Além de trabalhar no mesmo segmento e valorizar a cultura piauiense, eles têm algo em comum: a pandemia da Covid-19 impulsionou os empreendedores a criarem suas próprias marcas de roupas.

Kamila trabalha como estilista há 10 anos, mas somente em 2021 decidiu abrir um negócio diferenciado. A jovem utilizou o auxílio emergencial para alcançar este objetivo.

"Antes, eu fazia roupas sob medida, mas com as restrições sanitárias da pandemia, tive de criar minhas próprias confecções. Usei o dinheiro do auxílio emergencial para adquirir matérias-primas", disse.


Lucas trabalhou durante quase 20 anos no comércio varejista. Então, decidiu abrir uma loja de camisetas.

"O comércio todo permaneceu fechado durante a pandemia e houve aquela incerteza sobre o que iria acontecer no mercado de trabalho. A única certeza que eu tinha era a de que eu não voltaria a trabalhar no setor varejista", declarou.




EXPO FAVELA 2024

Para os empreendedores, a Expo Favela Innovation 2024 representa uma oportunidade para divulgar o trabalho de micro e pequenos empreendedores.

"Moro na Usina Santana, uma comunidade muito distante e humilde. Tenho dificuldades para me deslocar e adquir matérias-primas. Então, estar aqui, perto do coração da cidade, divulgando minha loja, significa muito pra mim", disse Kamila.

"A Expo Favela é um evento grandioso e estou muito feliz por estar aqui", disse Lucas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: