
O professor doutor Alexandro Marinho Oliveira foi exonerado do cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e foi assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Alexandro Marinho foi indiciado por estelionato. De acordo com as investigações do 12º Distrito Policial, em Teresina, Alexandro é sócio de uma construtora que não concluiu a construção de uma casa em um condomínio. Os clientes alegam ter pago R$ 307 mil e a obra não foi entre. O ex-reitor também é alvo de outras ações por estelionato.
Alexandro Marinho assumiu a reitoria da UFDpar em dezembro de 2019. No lugar dele, assume o professor João Paulo Sales Macedo, do curso de Psicologia da UFDPAR.
João Paulo é graduado em psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (2004), mestre (2007) e doutor (2011) em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele também é pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) desde 2018 e atua na área de políticas públicas no âmbito da saúde, assistência social e do ensino superior, com o debate sobre ações afirmativas na pós-graduação.
Conforme a UFDPar, ele integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), como secretário, no Biênio 2023-2024. Foi coordenador do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFDPAr.
´João Paulo Sales Macedo/ Foto: UFPI