
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) do Piauí recebeu, nesse domingo (19), kits de medicamentos e insumos enviados pelo Ministério da Saúde para ajudar as vítimas das enchentes em Picos.
Cada kit contém 48 itens, sendo 32 medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de 16 insumos, como luvas e seringas.
A quantidade é suficiente para atender até 500 pessoas durante três meses ou 1.500 pessoas por um mês, dependendo da gravidade da situação.
Além de Picos, os kits também poderão ser enviados a outras cidades do estado que enfrentem calamidades devido às chuvas ou outros desastres naturais. A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos, ressaltou que, assim que foi informada sobre a tragédia em Picos, a Sesapi buscou prontamente o apoio do Ministério da Saúde, que enviou técnicos para avaliar a situação e ajudar nas estratégias de assistência.
"Quando fomos informados da tragédia em Picos, prontamente buscamos o Ministério da Saúde, para nos ajudar neste momento de calamidade, e fomos atendidos com o envio de técnicos para o município, para entender a situação e ajudar nas estratégias para ajudar às vítimas. E hoje, recebemos esses kits, que são fundamentais para prestar este auxílio", destacou Leila.
A Sesapi também ativou o Centro de Operações de Emergência (COE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, a Coordenação Regional de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, hospitais e a Vigilância Epidemiológica, com o objetivo de acelerar o socorro às vítimas.