
Durante sessão na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC) nesta quarta-feira (14), o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou que a ditadura militar (1964–1985) foi a "melhor época do Brasil", especialmente para os mais velhos. A afirmação ocorreu durante a discussão de um projeto de lei que propõe a criação do Dia Municipal da Democracia, em homenagem ao ex-prefeito Higino João Pio, assassinado durante o regime militar.
Jair Renan questionou a escolha da data de 3 de março, dia da morte de Pio, para a celebração, argumentando que homenagens geralmente ocorrem em aniversários ou datas de feitos significativos. Ele também minimizou o golpe de 1964, afirmando que "o povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil". Além disso, criticou a proposta do colega do PT, Eduardo Zanatta, dizendo que "tudo que vem do PT é de cunho ideológico".
A fala do vereador gerou reações diversas nas redes sociais e na imprensa. A região de Balneário Camboriú é conhecida por ser um reduto conservador, com 74,57% dos eleitores votando em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022. Jair Renan foi eleito vereador em 2024, sendo o mais votado da cidade, com 3.033 votos, utilizando o nome de urna "Jair Bolsonaro".
Fonte: Brasil 247