Economia

INSS

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

Quem indicar que não autorizou desconto poderá pedir reembolso

Da Redação

Terça - 13/05/2025 às 08:00



Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Aplicativo Meu INSS
Aplicativo Meu INSS

A partir de terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios devido a associações vão receber uma mensagem do INSS. A notificação será enviada pelo aplicativo Meu INSS.

Na mensagem, vai estar o valor dos descontos e o nome das associações responsáveis. Quem receber essa mensagem precisa dizer, até quarta-feira (14), se autorizou ou não o desconto.

Se a pessoa responder que não autorizou, ela pode pedir o reembolso do valor também na quarta-feira. O INSS informou que cerca de 9 milhões de pessoas devem receber a mensagem.

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados de mensalidades de associações vão ser reembolsados pelos valores cobrados entre março de 2020 e março de 2025.

Atenção

O INSS alerta que:

  • A notificação vai ser enviada somente pelo aplicativo Meu INSS.
  • Não será feito contato por telefone ou SMS. O INSS não utiliza intermediários.
  • Em caso de dúvidas, é só ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • Acesse o aplicativo Meu INSS para garantir que as notificações apareçam no seu celular.

Como vai ser o reembolso

Quando o aposentado ou pensionista informar que não autorizou o desconto, o INSS vai pedir à associação que faça o pagamento e envie a documentação.

O beneficiário não precisa apresentar nenhum documento.

A associação tem até 15 dias úteis para fazer o pagamento. Se não fizer, vai ser cobrada judicialmente.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<