Geral

INSS exige prova de vida e 680 mil no Piauí terão que fazer o cadastro

A obrigatoriedade do recadastramento anual foi suspensa em março de 2020, no início das medidas de restrição de circulação de pessoas

Sexta - 04/06/2021 às 10:16



Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Somente no Piauí, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda, aproximadamente, 680 mil pessoas para a realização da prova de vida, que voltou a ser obrigatória a partir desse mês de junho. Os beneficiários que não realizarem o procedimento podem ter seus pagamentos bloqueados.

A obrigatoriedade do recadastramento anual foi suspensa em março de 2020, no início das medidas de restrição de circulação de pessoas na tentativa de reduzir a velocidade de contágios pelo novo coronavírus.

O gerente executivo INSS-PI, Leandro Sampaio Soares, pede cautela da população ao buscar os bancos para evitar as aglomerações, pois o estado ainda vive a pandemia da Covid-19. O gerente lembra a possibilidade de, em alguns casos, realizar a prova de vida digital.

"Apesar do retorno da obrigatoriedade da prova de vida, não é momento de correria aos bancos para realizá-la. A obrigatoriedade segue um calendário para exatamente evitar aglomerações nos bancos. Peço também aos aposentados e pensionista que verifiquem se estão aptos a fazerem a prova de vida digital, por biometria facial acessando o aplicativo 'meu INSS'. A prova de vida digital tem o mesmo valor da presencial feita nos bancos e não precisa de convalidação posterior".

Prazos

O primeiro prazo a vencer, em junho, valerá para aqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março e abril de 2020.

Aproximadamente 11,8 milhões de brasileiros devem obrigatoriamente realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano, segundo contagem realizada pelo INSS em abril.

O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba, pois o recadastramento pode ser feito a qualquer momento.

Domicílio e Digital 

O INSS permite que alguns beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão. Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. Nesse caso, é preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documento médico. O atendimento deve ser agendado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS também realiza a prova de vida digital por reconhecimento facial (biometria), mas a opção só é válida para cerca de 5 milhões de aposentados e pensionistas que foram chamados para participar do projeto, ainda em teste.
Só participam da prova de vida digital beneficiários que registraram senhas no Meu INSS e que já realizaram o cadastro da biometria nos sistemas da Carteira Nacional de Habilitação e da Justiça Eleitoral. Os avisos sobre a possibilidade de prova de vida digital são comunicados ao segurado quando ele acessa o Meu INSS, no site ou aplicativo.

Golpe

O INSS alerta que não telefona ou manda mensagem de whatsapp para pedir números ou fotografias de documentos e nem requisita por esses meios o autorretrato (selfie) do segurado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

Em 36 horas, 190 condutores são flagrados cometendo infrações nas rodovias

Doze pessoas são presas por milícia privada no Sul do Piauí

Fonte: Folha Press

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: