Geral

INCÊNDIO

Fornos e sanduicheiras são as principais causas de incêndios em estabelecimentos no Piauí

Uso incorreto de sanduicheiras e fornos elétricos contribui para incêndios em Teresina e interior

Da Redação

Quarta - 30/04/2025 às 07:56



Foto: divulgação CBM-PI Incêndio na Zona Leste de Teresina
Incêndio na Zona Leste de Teresina

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) fez um alerta à população sobre os riscos de incêndios causados pelo uso inadequado de sanduicheiras e fornos elétricos. Esses eletrodomésticos têm sido responsáveis por diversos incêndios em estabelecimentos comerciais, especialmente em lanchonetes, bares e trailers, tanto em Teresina quanto no interior do Estado.

Entre 21 e 27 de abril, o Comando de Operações dos Bombeiros (COB) registrou 40 incêndios no Piauí, sendo 28 apenas na capital. Em Teresina, três estabelecimentos comerciais sofreram danos significativos devido a falhas nesses aparelhos ou em instalações elétricas mal feitas.

Diante do aumento das ocorrências, tanto comerciantes quanto moradores têm procurado informações sobre como evitar esses acidentes. O CBMEPI intensificou ações de conscientização e treinamentos para reforçar a segurança no manuseio desses equipamentos.

O tenente Pedro Bento e o subtenente Nonato, do CBMEPI, têm promovido treinamentos e palestras em instituições públicas e privadas. “Com o aumento do uso desses equipamentos, especialmente aos fins de semana, alertamos para os riscos de acidentes. É essencial que a fiação elétrica esteja em boas condições e que o manuseio seja feito por alguém capacitado”, afirmou o tenente Pedro Bento.

O subtenente Nonato também destacou a diferença no funcionamento desses aparelhos em relação aos fogões convencionais. “Equipamentos como sanduicheiras elétricas e fritadeiras do tipo air fryer têm potência elevada, o que gera mais calor e maior consumo de energia. Se não instalados ou usados corretamente, podem causar curtos-circuitos e incêndios”, explicou.

Os principais riscos associados ao uso desses aparelhos incluem superaquecimento, curto-circuito e danos nos fios. Esses fatores aumentam consideravelmente o risco de incêndios, colocando em perigo a vida de funcionários, clientes e moradores, além de causar grandes prejuízos materiais.

Dicas de segurança dos Bombeiros Militares:

  • Verifique o estado do equipamento: não use aparelhos com fios expostos ou partes danificadas.

  • Utilize em local ventilado e seguro: evite proximidade com materiais inflamáveis.

  • Nunca deixe o aparelho ligado sem supervisão.

  • Desligue da tomada após o uso.

  • Faça manutenção periódica: chame um técnico para verificar o estado do equipamento regularmente.

  • Tenha extintores adequados: estabelecimentos devem estar equipados com extintores para incêndios de origem elétrica.

Matérias relacionadas:

  1. Incêndio de grandes proporções atinge hamburgueria e bar no bairro Morada Nova
  2. Incêndio destrói hamburgueria na zona Leste de Teresina
  3. Loja de roupas fica parcialmente destruída em incêndio no Centro de Parnaíba

Fonte: CCOM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<