A cada ano, a Equatorial Energia elabora um Plano Operacional estruturado para garantir a qualidade do fornecimento de energia durante o período do réveillon em todo o estado. Para as festividades desta última semana de 2022, cerca de mil profissionais e mais de 300 equipes estarão preparadas para restabelecer o fornecimento de energia no tempo mais breve possível, caso surja alguma ocorrência.
Antes mesmo da virada de ano, diversas ações preventivas são realizadas pela distribuidora. “Durante todo o ano de 2022 e com mais intensidade no segundo semestre, as equipes estiveram dedicadas em realizar ações de manutenção como troca de cabos, transformadores, poda de árvores, lavagem das redes no litoral e instalação de equipamentos automatizados, que garantem um rápido restabelecimento no caso de alguma interrupção”, explica Cosme Cezário, Superintendente da Regional Norte da Equatorial Piauí.
Equatorial e Prefeitura de Teresina estabelece procedimentos para recolhimento de resíduo
Programa de sustentabilidade da Equatorial Piauí já recolheu mais de mil ton de resíduos
Equatorial qualifica novos profissionais para o setor elétrico
Além de todas as ações preventivas, a concessionária também montou uma estratégia para garantir o fornecimento nos locais com maior fluxo de pessoas, com equipes distribuídas em vários circuitos do litoral, igrejas, bares e restaurantes da capital e na região sul. “O plano operacional de fim de ano segue até o dia 3 de janeiro. Vamos dar esse reforço também nos eventos políticos que ocorrem durante o período”, afirma o superintendente.
Teresina e Região Metropolitana
Na capital e região metropolitana, o número de equipes foi ampliado em mais de quatro vezes. Ao todo, serão 126 equipes distribuídas estrategicamente nos principais eventos da região que tradicionalmente têm uma maior concentração de pessoas. Em Teresina, por exemplo, terão equipes posicionadas nas principais igrejas onde ocorrerão as missas ação de graça nas zonas norte e centro-sul da capital, além de reforço nos principais bares, restaurantes e casas de show da zona leste. O plano também conta com equipes dedicadas para os eventos de posse na Assembleia Legislativa e no Palácio de Karnak, onde acontece cerimônia de transferência de cargo do Governo do Estado.
Centro-sul
Na região Centro-sul foram mapeados os principais eventos de fim de ano, com reforço nas cidades mais populosas como Picos, Floriano, Oeiras e Bom Jesus. Serão mais de 60 equipes extras distribuídas em pontos estratégicos com objetivo de restabelecer o sistema o mais rápido possível caso surja alguma ocorrência.
Litoral
No litoral do Piauí, que possui expectativa de receber mais de 120 mil pessoas no fim de ano, a empresa montou uma estruturação com aumento no número de equipes em quase oito vezes, que estarão distribuídas de acordo com a melhor logística de atendimento, se espalhando ao longo de todo o circuito do litoral. As equipes contam com profissionais capacitados e caminhões bem equipados para que caso haja alguma ocorrência, o restabelecimento seja no menor tempo possível.
A operação conta ainda com a instalação da Subestação Móvel na Subestação Parnaíba II (beneficiando Parnaíba e Luís Correia) até 03 de janeiro. A subestação móvel é um importante reforço para aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar a regulação de tensão nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e, em caso de emergência, atender as cargas de Cajueiro da Praia.
Somado a isso, a distribuidora intensificou a lavagem das redes para remoção da salinidade. Por semana, estão sendo lavados 141 km de rede de média tensão e cinco subestações. “O sal é um grande condutor de energia, e quando ele se acumula na rede, pode causar curtos e provocar a interrupção do fornecimento. Por esse motivo, desde setembro aumentamos a frequência da lavagem das redes e estamos realizando a atividade semanalmente para evitar qualquer ocorrência desse tipo”, declara Cosme Cezário.
Em 2022 a Equatorial Piauí investiu R$ 32 milhões de reais em melhorias na rede elétrica dos quatro municípios do litoral do Estado. Somente em Luís Correia, foram instalados 12 novos transformadores para aumentar a carga de energia e suprir a alta demanda no final de ano, tanto aos clientes residenciais como aos comerciais e industriais.
Fonte: Ascom Equatorial