Geral

Entenda por que as olheiras surgem e como evitá-las

Noites mal dormidas são apenas uma das causas das manchas

Redação

Quinta - 13/08/2020 às 10:15



Foto: iStock/ PIXABAY2 Evitando olheiras
Evitando olheiras

Todo mundo, em algum momento da vida, já acordou ou irá acordar com olheiras. Bastante comuns, essas manchas escuras embaixo dos olhos podem ser causadas por fatores genéticos, mas, principalmente, hábitos.

Quem está com olheiras não precisa recorrer aos óculos escuros para disfarçar. Existem tratamentos simples e ótimos que cuidam da região dos olhos, evitando e diminuindo as desagradáveis manchas. Veja só!

Quais são os tipos de olheiras existentes?

As olheiras não são todas iguais. Elas podem ser:

profundas: quando criam uma espécie de sombra no olhar;

sanguínea: de cor arroxeada;

vasculares: de cor azulada e com a região inchada;

pigmentares: causadas pelo acúmulo de melanina, por isso é mais comum nas peles morena e negra.

Fotos: Pexels

Apenas dormir mal causa olheiras?

Quando alguém é visto com olheiras, logo imaginam que a pessoa não dormiu ou descansou mal durante a noite. Porém, a privação do sono não é a única causadora das manchas no olhar, embora seja a mais comum.

Alguns indivíduos podem ter mais olheiras do que os outros por fatores genéticos. Nesses casos, mesmo quando dormem muito bem ainda podem amanhecer com a aparência de “cansaço”.

Além disso, se a pessoa tiver grande presença de vasos abaixo dos olhos, é bem provável que ela sofra mais com essa condição durante a vida. Outro fator que pode afetar bastante o surgimento das manchas é o envelhecimento. Como nessa fase da vida ocorre uma maior perda óssea e de colágeno, o olhar pode ficar mais acentuado.

Como tratar as olheiras e proteger o olhar?

Para tratar as olheiras, é importante preciso identificar qual é o tipo de mancha que possui. Felizmente, nos dias atuais, há vários tratamentos que suavizam a sombra no olhar, recuperando a autoestima.

Veja só:

Profundas

Essas olheiras estão relacionadas à estrutura do rosto e não ao estilo de vida. Em geral, quem perde peso rapidamente pode desenvolver essa sombra no olhar, pois o emagrecimento pode deixar o olho com o aspecto mais fundo.

Os tratamentos de preenchimentos tendem a ser bastante eficazes nessa situação.

Vasculares

Apesar de as olheiras vasculares terem como principal causa problemas no sistema circulatório, o estilo de vida pode agravar o quadro. Estresse, noites mal dormidas e retenção de líquidos, por exemplo, são fatores que influenciam para o surgimento dessas manchas.

Os procedimentos de visam melhorar a circulação, como os de laser e luz pulsada, são ótima opções para recuperar a pele abaixo dos olhos.

Pigmentares

As olheiras pigmentares são aquelas causadas pelo acúmulo de pigmentos na região dos olhos. Algumas pessoas tendem a ter mais isso, por exemplo, quem é alérgico.

Dependendo da coloração que as olheiras estiverem, os melhores tratamentos podem ser os dermocosméticos despigmentadores, procedimentos a laser e peelings.

É possível evitar as olheiras?

Sim, é possível evitar. Para isso, é importante diminuir o estresse, dormir bem todas as noites e manter a hidratação na região dos olhos.

Existem alguns cremes baratos que ajudam a disfarçar essas manchas e podem ser usados no dia a dia - ao contrário dos tratamentos mais específicos. Um dos mais famosos faz parte da linha Chronos a Natura que, de acordo com a 'Revista Natura online' no Porta Folhetos, custa R$ 39,90.

Além disso, para manter a aparência dessa região, é válido ainda fazer o skincare, ou seja, cuidar do rosto diariamente. Entre as medidas que podem ser feita sempre estão a higienização da pele com um produto específico, hidratação, uso de protetor solar e esfoliação.

Bastante indesejadas por todos, as olheiras comprometem a aparência e podem prejudicar a autoestima. Felizmente, existem várias formas de disfarçar essas manchas e até evitar que elas apareçam com frequência. Para quem manter o olhar bonito, vale a pena até manter cuidados diários.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: