Geral

Em live, governador comemora índice de isolamento alcançado no final de semana

Índice ficou acima dos 50% após proibição do transporte intermunicipal e adoção da Lei Seca no Piauí

Valciãn Calixto

Segunda - 18/05/2020 às 13:38



Foto: Reprodução Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias apresentou o resultado colhido com as medidas restritivas adotadas no final de semana pelo Estado com o objetivo de evitar maior propagação do novo coronavírus. Os resultados foram apresentados durante live (transmissão ao vivo) pelas redes sociais do Governo do Piauí no Instagram e Youtube por volta de 13h desta segunda-feira (18).

"Neste final de semana, sexta, sábado e domingo adotamos conjunto de medidas necessárias para alterar a propagação de coronavírus no Piauí, abro esta fala anunciando que o resultado foi muito positivo, neste período em que tivemos restrição do transporte urbano, restringindo o que abre e o que fecha e com uma operação voltada para a Lei Seca, que prossegue", comemorou.

Wellington disse que o Piauí alcançou a sexta posição nacional quanto ao índice de isolamento que ficou em 55, 4% no domingo (17). 

"Quero comemorar porque isso resulta em menos contaminação, em menor transmissibilidade do coronavírus, este é o efeito das medidas adotadas. Adotamos essas medidas porque tivemos um período em que o índice de isolamento estava na casa de 42% e havia necessidade de tomar decisão, com isso alcançamos o resultado planejado, ficamos na sexta posição no país", disse.

Entre as medidas adotadas, o governador proibiu o transporte intermunicipal, a comercialização de bebidas, também conhecida como Lei Seca e no domingo permitiu a abertura apenas de farmácias no Piauí.

O gestor revelou que tem crescido no Piauí número de pacientes de outros estados como Maranhão, Ceará e Pernambuco e que vai conversar com os governadores vizinhos.

O governador também ressaltou que as operações envolvendo as forças de Segurança do Estado evitaram maior número de acidentes de trânsito e por consequência menos pessoas nas unidades hospitalares ocupando leitos que poderiam ser usados por pacientes com Covid-19.

"Foi uma operação que envolveu muitas abordagens, várias operações em toda as regiões do estado com veículos e pessoas abordadas, pessoas com arma de fogo, apreensão de drogas, veículos roubados recuperados, pessoas praticando crimes e que tiveram a prisão decretada. Tivemos situação de pessoas alcoolizadas, tivemos duas vítimas fatais, infelizmente, de acidentes, uma em Água Branca, outra aqui em Teresina. Eram pessoas com motocicletas. Mas o número de acidentes foi muito mais baixo do que o de costume quando se tem um feriado de três dias e o efeito são menos pessoas demandando por vagas em hospitais, o que também é importante para nosso objetivo em relação ao coronavírus", explicou.

Dias conversa agora com o doutor e professor João Batista Teles sobre os resultados da terceira etapa da Pesquisa Amostragem.

Dados da pesquisa aqui

Confira a live na íntegra a seguir:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: