
O eleitor que não votou nas últimas três eleições e não justificou a ausência, poderá ter o título cancelado caso não regularize sua situação até o dia 19 de maio deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) divulgou uma lista com 62 mil nomes e números de títulos dos eleitores que precisam realizar a regularização dos títulos. A lista está disponível nos cartórios eleitorais e também foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico nesta sexta-feira (07).
O TRE-PI destaca que pessoas inscritas no e-Título e que se encontrem dentro dessa pendência também foram notificadas pelo aplicativo.
As orientações para a execução dos procedimentos relativos à regularização desses títulos listados e do cancelamento daquelas inscrições cujas pessoas titulares com três ou mais pendências não tomarem as providências devidas estão regulamentadas no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria Geral Eleitoral - CGE do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, assinada pela ministra corregedora do TSE, Isabel Galotti em 27 de fevereiro de 2025 e publicado no Diário Oficial da União - DOU.
Ao comparecer ao cartório, a eleitora ou o eleitor deverá estar munido de documento oficial com foto que comprove sua identidade, e-Título ou título de eleitor impresso, comprovantes de votação e/ou de justificativa eleitoral, comprovante de dispensa de multa ou de pagamento e que eventualmente não tenha sido dado baixa.
Para esclarecimento de dúvidas e mais informações fique atenta/atento as informações publicadas pela Justiça Eleitoral no site, consulte o Diário de Justiça Eleitrônico - DJe, e compareça ao seu cartório de sua Zona Eleitoral cujo número está informado no seu e-Título ou no campo Zona Eleitoral no seu título impresso. O endereço dos cartórios consta no site do TRE-PI abaixo das notícias (www.tre-pi.jus.br > Contatos dos Cartórios Eleitorais do Piauí).
Fonte: TRE-PI