Geral

DPE e Sejus discutem retorno dos internos do regime semiaberto ao sistema prisional

O retorno seguro dos apenados está previsto para esta quinta-feira (21)

Da Redação

Quarta - 20/01/2021 às 13:44



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Participantes consideraram a reunião produtiva
Participantes consideraram a reunião produtiva

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, esteve reunido, nessa terça-feira (19), com o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, oportunidade em que trataram sobre o retorno seguro dos apenados do regime semiaberto ao sistema prisional, que está previsto para esta quinta-feira (21). Participaram do encontro o defensor público de categoria especial José Weligton de Andrade, a coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria, defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, e o defensor do Núcleo de Direitos Humanos, Igo Castelo Branco de Sampaio. A reunião, considerada produtiva, foi solicitada pela Defensoria Pública.

Leia também:

Teresina: Entregadores de aplicativos fazem manifestação pedindo por mais segurança

TCU vê omissão da Saúde em pregão de seringas, enquanto importação mais cara era negociada

Viviane Setúbal destacou alguns pontos discutidos. “Foi bastante proveitosa do ponto de vista da manutenção contínua de um diálogo da Defensoria com o órgão que é responsável por custodiar, acompanhar o cumprimento da pena dos internos, e é interesse da Defensoria que isso seja da melhor forma, sempre dentro da lei. Como resultado estão sendo adotadas medidas no sentido que o Executivo, por meio da Sejus, apresente seu cronograma de retorno dos internos ao sistema prisional, que devem retornar dia 21 à Major César. Verificamos alguns pontos de dúvida e de medidas que devem ser tomadas, para que nenhum problema venha a ocorrer em razão desse retorno. Importante destacar que foi uma reunião solicitada pela Defensoria, que está preocupada com as atividades da execução penal e espera que esse retorno seja pacífico, sem problemas para nossos assistidos”, disse a defensora.

O defensor público Igor de Sampaio também considerou satisfatória a reunião. “Foi importante essa retomada da ação da Defensoria no monitoramento das políticas públicas, por termos dialogado com o pessoal da Sejus e chegado a consenso de como minorar o problema, porque entendemos como situação muito complicada, principalmente pela pandemia, esse retorno como está sendo colocado. Pactuamos a necessidade de um planejamento mínimo, inclusive um escalonamento com relação a esse ponto. A partir dessa reunião com o secretário e contato com dr. Vidal, juiz da Execução Penal, estamos monitorando para tomar providências, para que se garanta o retorno com a segurança necessária”, ressaltou Igor.

O secretário Carlos Edilson destacou a parceria com a Defensoria. “Estamos dialogando e buscando a melhor saída no sentido de evitar aglomerações e estamos sempre abertos para esse amplo debate, para o melhor do sistema penitenciário. Uma reunião extremamente positiva. A Defensoria Pública faz parte do sistema de Justiça e estamos aqui dialogando permanentemente com a instituição”, disse o gestor.

Para o defensor público geral, Erisvaldo Marques, o importante é que todas as medidas sejam tomadas para que o retorno ocorra de forma segura. “A Defensoria Pública, desde o início do período pandêmico, tem buscado todas as alternativas para assegurar a segurança tanto dos assistidos do regime semiaberto como dos agentes e demais funcionários do sistema prisional, bem como da sociedade em geral. Por isso a importância desse diálogo amadurecido com a Secretaria da Justiça, para que tudo seja feito dentro das normas de segurança que o atual momento exige. Foi realmente uma reunião produtiva e vamos aguardar que a Sejus possa coordenar esse retorno da melhor forma. Do nosso lado estaremos atentos e sempre prontos a colaborar para que tudo ocorra sem transtornos e possamos dar seguimento às nossas ações conjuntas”, afirmou Marques.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: