
Os Correios anunciaram nesta quarta-feira (11) a seleção do Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) para a realização de seu próximo concurso público. O processo seletivo será dividido em dois editais: um para cargos de nível médio e outro para nível superior. Serão oferecidas 3.469 vagas, sendo 3.099 para o cargo de Agente de Correios, com salário inicial de R$ 2.429,26, e 369 vagas para o cargo de Analista de Correios, com salário inicial de R$ 6.872,48.
A prova para o cargo de Agente de Correios será objetiva, abordando conhecimentos gerais e específicos, e terá caráter eliminatório e classificatório. Para o cargo de Analista de Correios, a seleção incluirá uma prova objetiva e uma prova discursiva, com redação de texto dissertativo, também de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, 20% das vagas serão reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência. O edital, que trará mais detalhes sobre a aplicação das provas e as localidades, será publicado ainda neste mês de setembro, e as contratações estão previstas para começar ainda este ano.
Este concurso é uma iniciativa das federações representativas dos empregados e do Acordo Coletivo de Trabalho, além de ser uma medida para fortalecer a estatal. A decisão de não privatizar os Correios foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu mandato. Com mais de 360 anos de história e presença em todos os municípios do Brasil, os Correios possuem a maior infraestrutura logística da América Latina, incluindo mais de 10 mil agências, 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregados diretos.
Fonte: Agência Brasil