O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí começou, nessa segunda-feira (3), a realizar ações preventivas em parceria com os organizadores dos blocos e prévias carnavalescas, para garantir a segurança dos foliões durante as festividades. O carnaval de 2025 será realizado entre os dias 01 e 05 de março.
O 1º tenente Pedro Bento, responsável pelo combate a incêndios e projetos técnicos do Corpo de Bombeiros, explicou a importância da emissão do atestado de regularidade para os blocos de carnaval. “Durante essa fase, verificamos a segurança do local, como as saídas de emergência, iluminação, capacidade do espaço e presença de extintores e outros equipamentos. Esses cuidados são essenciais para garantir a segurança e reduzir os riscos de acidentes”, afirmou o tenente.
Além disso, os bombeiros também fazem a fiscalização de estruturas como palcos, arquibancadas e barracas. Para isso, os organizadores devem apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que comprova que um profissional qualificado está responsável pela montagem das estruturas.
O tenente Pedro Bento também explicou as diferenças entre estruturas permanentes e provisórias. “Em eventos realizados em locais fixos, como bares e estádios, o atestado de regularidade do local precisa estar em dia. Para estruturas temporárias, os organizadores devem apresentar a ART”, completou.
Os organizadores de blocos carnavalescos que querem regularizar suas instalações e obter mais informações sobre a documentação necessária podem ir até a sede do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida Miguel Rosa, nº 3515, no bairro Piçarra, em Teresina. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp nos números (86) 98851-2942 ou (86) 98831-1010, ou enviar um e-mail para engenharia@cbm.pi.gov.br com o assunto "regularização das instalações carnavalescas".
Os organizadores precisam entregar a documentação com pelo menos 15 dias de antecedência ao evento. Caso precise de vistoria, o pedido deve ser feito com até 72 horas de antecedência.
Fonte: CCOM/PI