Geral

Congresso Internacional destaca Educação Inclusiva em Teresina

Especialistas se reuniram para abordar o tema “Educação inclusiva; Arte e Tecnologia, uma visão holística do conhecimento”

Da Redação

Sábado - 18/06/2022 às 18:53



Foto: Edna Maciel Evento discutiu a educação inclusiva
Evento discutiu a educação inclusiva

A 3ª edição do Congresso Internacional de Educação Inclusiva Arte e Tecnologia em Teresina (CINEIATEC), reuniu dez especialistas abordando o tema “Educação inclusiva; Arte e Tecnologia, uma visão holística do conhecimento” o evento foi realizado de forma híbrida de 15 a 17 de junho no teatro Sulica.

A realização do III CINEIATEC teve como objetivo principal oferecer subsídios aos docentes no que se refere a Educação Inclusiva, contribuindo no desenvolvimento de práticas integradoras para a inserção da Tecnologia e das Artes na comunidade escolar, remodelando o ensino através de ações concretas.

Atividades da programação do evento (Foto: Edna Maciel)
Durante o evento foram realizadas apresentações artísticas, palestras com especialistas e mesas redondas. A contribuição das tecnologias para o aluno com altas habilidades/superdotação, o empoderamento das famílias de pessoas com deficiência, como tornar a inclusão mais acessível através da arte e tecnologia, inclusão como a educação do futuro e o mundo Inclusivo e diversidade na educação formal, estão entre os temas proferidos no III CINEIATEC.

Este ano, além dos especialistas, palestrantes brasileiros que moram no país e no exterior, mestres e doutores da Espanha e Portugal também participaram  do Congresso.

O Coordenador do Congresso, Professor Jesus Viana, destacou durante o evento, que é muito importante falar de  educação inclusiva, mas principalmente respeitando e incluindo a arte e as tecnologias dentro de todo o processo educativo, objetivando o bem estar de todos : “ é importante falar de inclusão com esta visão holística do conhecimento como abordado nesta edição, ou seja, trabalhar o todo respeitando as particularidades de cada um dentro do processo educativo”, pontuou o educador.

O Coordenador também destacou, que por causa da Pandemia a terceira edição só pode ser realizada e agora, de forma híbrida e atendendo todos os protocolos que os órgãos de saúde exigem.
“ todos da equipe de colaboradores/as, artistas que se apresentaram durante os 3 dias e poucos convidados/as que compareceram no teatro Sulica ,estavam devidamente vacinados e tomando todos os cuidados que contexto atual exige” concluiu.

Foto: Edna Maciel
O grupo de Dança da APAE Teresina, As crianças e adolescentes do Projeto Revitalizando Vidas-Teatro,do Centro da Juventude Santa Cabrini e a Palhaça Pimenta com a professora Aretha Samia, fizeram apresentações artísticas durante os dias do Congresso.

As Palestras do CINEIATEC podem se encontradas nas redes sociais do evento( @cineiatec) :

Mães atípicas, invisíveis sociais: como empoderá-las? Com Doutora Ana Estela, pós doutoranda em educação com ênfase em educação inclusiva e tecnologia; A contribuição das tecnologias para o aluno com altas habilidades/superdotação,com o Doutor em Ciências da educação  Diogo Janes Munhoz- Doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Columbia;Empoderamento das Famílias de pessoas com Deficiência; Mundo Inclusivo e diversidade na educação formal é possível?  com a Msc. Anna Barbosa- Diretora Executiva da organização americana não-governamental Empowerment Through Integration (ETI); Mundo Inclusivo e diversidade na Educação formal,é possível??com o com o Doutor em Ciências da Educação, Cleberson Disessa;Ensino Híbrido Sob o Olhar da Inclusão com o Doutor Jorge Adrihan  - Doutorando e Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia –PY; Palestra Tecnologias e aluno surdo é possível uma contribuição real? Com o Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Columbia Del Paraguay, Manoel Apolônio. Palestra Gamificação para uma escola Inclusiva, com Hérika Cristina O. da Costa, Mestranda em Ciências da Educação, pela universidade de Columbia del Paraguay
Palestra- "Tecnologias Assistivas e Educação Inclusiva". Com a Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Columbia del Paraguay,Patrícia Vesz- Jogabilização como Metodologia Inovadora para Inclusão, palestra com Anderson Baumgartner-Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Columbia del Paraguay e a palestra Inclusão,Caminho Humanitário, com o Doutor  Dr.Luiz Ortiz Jiménez– doutor em Pedagogia e Psicopedagogia pela Universidade de Granada-Espanha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: