Neste domingo (25), mais de 37 mil candidatos enfrentam as provas do concurso público da Polícia Civil do Piauí. O certame, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos mais aguardados do estado e oferece vagas para cargos de delegados, investigadores e peritos em diversas especialidades.
As provas acontecem em dois turnos: pela manhã, das 8h às 13h, para os cargos de Delegado e Peritos; e à tarde, das 15h30 às 20h30, exclusivamente para Oficial Investigador. É fundamental que o candidato fique atento ao fechamento dos portões, que ocorre rigorosamente 30 minutos antes do início de cada exame (7h30 e 15h).
A concorrência é acirrada, com destaque para o cargo de perito odontolegista, que registra a maior disputa, com 584 candidatos por vaga, seguido de perto por perito criminal na área de Biomedicina/Farmácia, com 546,50. Para o cargo de delegado, a disputa é de 259,37 candidatos para cada uma das 30 vagas ofertadas. Já para oficial investigador, cargo com o maior número de vagas (150), a concorrência é de 168,50 por vaga.
O concurso é composto por várias etapas além da prova escrita, incluindo avaliação psicológica, exames de saúde, testes de aptidão física e investigação social. Para os futuros delegados, haverá ainda uma prova oral. Os aprovados em todas as fases da primeira etapa seguirão para o Curso de Formação, última fase antes da nomeação.