
Representantes dos candidatos aprovados em concurso público da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina fizeram uma manifestação na Câmara Municipal nesta quarta-feira (21), para cobrar que o prefeito Silvio Mendes retome as convocações dos aprovados. Na semana passada, o gestor anunciou a suspensão total de nomeações, por tempo indeterminado, como medida para conter despesas e aliviar rombo financeiro nas contas da Prefeitura.
Em entrevista ao Piauí Hoje, Arkadt Silva, presidente da Comissão Mista dos Aprovados, disse que a Prefeitura tem diversos contratados irregulares e que a manifestação busca pressionar o prefeito para que volte com as nomeações.
"Temos denúncias de que tem contratados ocupando nossos cargos. O que nós pretendemos é que se cumpra o artigo 37 da Constituição, que diz que a administração pública direta e indireta deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", disse.
O concurso da FMS foi realizado em julho de 2024 e homologado pela banca organizadora em dezembro. Após 3 nomeações, Silvio Mendes anunciou a crise financeira e suspendeu os chamamentos.
"Nós não estamos aqui pregando discurso de ódio a quem está lá contratado. A gente acredita que quem está lá contratado tem boas intenções, só que nós queremos o que é de direito. Nós passamos a prova, estamos lá como aprovados e classificados e queremos que seja cumprido apenas na Constituição o que diz a respeito ao concurso público", declarou Arkadt.
Os representantes dos aprovados estiveram na Câmara durante a audiência pública para discutir o rombo de mais de R$ 3 bilhões nas contas da Prefeitura. A audiência ficou registrada pela ausência de vereadores e dos gestores municipais, incluindo o prefeito Silvio Mendes e o ex-prefeito Dr. Pessoa.
Leia mais:
Vereadores de Teresina não se importam em discutir o rombo nas contas da Prefeitura