Geral

FOGO NA MATA

Reunião dos conselhos dos parques do Norte do Piauí é adiada por causa dos incêndios

Incêndios nas regiões onde ficam os parques preocupam os gestores

Dhara Leandro

Segunda - 14/10/2024 às 18:25



Foto: Corpo de Bombeiros Incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti
Incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti

As reuniões ordinárias dos Conselhos Consultivos dos parques estaduais do Cânion do Rio Poti e da Serra de Santo Antônio, previstas para os dias 18, 19, 20 e 21 de outubro, foram canceladas devido à gravidade dos incêndios que atingem a região. 

As áreas dos parques localizam-se nos municípios de Buriti dos Montes e Campo Maior, respectivamente. Mas as cidades de Castelo do Piauí e Juazeiro, localizadas nas áreas dos parques também têm sido afetadas pelas queimadas deste ano.

O comunicado, assinado pela presidente dos Conselhos, Arcanja Viana Soares, informa que a decisão visa garantir a segurança dos envolvidos e concentrar esforços no combate aos incêndios, assim como na preservação das unidades de conservação. "Tão logo a situação seja normalizada, uma nova data será comunicada a todos os membros dos mencionados Conselhos", declara a nota oficial.

Os Conselhos Consultivos têm como função aconselhar a gestão das unidades de conservação, integrá-las com outros territórios protegidos, e propor diretrizes para otimizar a relação das unidades com a população do entorno. Os setores que compõem os Conselhos são formados tanto por representantes do Poder Público quanto da Sociedade Civil.

Tragédia em Canto do Buriti: Incêndio Mata Quatro Pessoas da Mesma Família

Nesse domingo (13), um incêndio no assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, resultou na morte de quatro pessoas da mesma família: um casal, a sogra e uma criança com deficiência intelectual. Segundo relatos, a família tentou escapar do fogo, mas a criança fugiu em direção às chamas. Na tentativa de resgatá-la, todos acabaram sendo atingidos pelo incêndio, próximo à residência, às margens da rodovia PI-141.

A estiagem, somada à vegetação altamente inflamável e ao clima seco, tem provocado diversos focos de incêndios florestais em municípios da região. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí atua no combate às chamas, com apoio de brigadistas coordenados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Polícia Militar por meio de um helicóptero.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: