O cabo do Corpo de Bombeiros do Piauí, Helton Carlos de Sousa Monteiro, de 40 anos, foi desligado da corporação após um processo administrativo disciplinar instaurado para apurar a prisão dele em flagrante realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 27 de setembro do ano passado. Durante a abordagem, Helton estava em posse de dois quilos de cocaína.
O Conselho de Disciplina considerou o cabo culpado e opinou pela declaração de sua incapacidade de permanecer nas fileiras do CBMEPI. A decisão foi assinada por José Arimatéia Rêgo de Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, e publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (24).
De acordo com o despacho, "a conduta atribuída ao acusado ao contido no art. 11 (A ofensa aos valores e aos deveres vulnera a disciplina militar, constituindo infração administrativa, penal ou civil, isolada ou cumulativamente), no art. 86, inciso I, alíneas: “b” (tido conduta, civil ou policial-militar, irregular que por sua natureza venha a denegrir a imagem da Corporação), “c” (praticado ato que afete a honra pessoal, o decoro da classe e o pundonor militar), “d” (praticado atos que revelem incompatibilidade com a função militar estadual), e inciso II (acusado oficialmente de haver cometido ato atentatório à moralidade pública, à probidade administrativa e [...]) c/c art. 18, § 1º, incisos XIII (atentar contra a hierarquia ou a disciplina, comprometer a segurança da sociedade e do Estado).
Relembre o caso
O cabo do Corpo de Bombeiros Helton Carlos de Sousa Monteiro, 40 anos, foi preso em flagrante em 27 de setembro de 2023 durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-230. Ele portava dois quilos de cocaína.
Helton informou à PRF que vinha de Petrolina (PE) com destino a Floriano (PI), em um veículo modelo Jeep Compass. Com ele, estavam seu pai e sua mãe. Segundo a PRF, o homem foi questionado sobre um pacote em um saco preto, que ele dizia ser um tênis.
Os policiais abriram o pacote e encontraram uma caixa de tênis cinza, contudo, havia dois tabletes envolvidos em embalagens, típicas de entorpecentes, sendo um tablete de 1,027 kg de cloridrato de cocaína e 1,018 kg de pasta base de cocaína.
Helton Carlos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.
Fonte: Diário Oficial do Estado