Geral

AMÉRICA LATINA

Brasil e Colômbia criticam pedido de prisão de líder da oposição venezuelana

Governos expressam preocupação com a decisão que compromete os Acordos de Barbados e a busca por uma solução democrática na Venezuela

Da Redação

Quarta - 04/09/2024 às 10:08



Foto: Leonardo Fernandez Vitoria Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro
Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro

O governo brasileiro manifestou grande preocupação com a decisão da Procuradoria-Geral da Venezuela de pedir a prisão de Edmundo González, um importante líder da oposição ao presidente Nicolás Maduro. A nota conjunta, divulgada na noite de terça-feira (3), foi emitida também pelo governo colombiano.

A nota afirma que o pedido de prisão prejudica os acordos feitos em Barbados, que foram mediadores pela Noruega e visam garantir um processo eleitoral justo na Venezuela. Segundo a nota, a medida afeta os compromissos de fortalecer a democracia e promover o diálogo entre o governo e a oposição.

O pedido de prisão surgiu depois que González não compareceu pela terceira vez ao Ministério Público para explicar a publicação de supostas atas eleitorais que, segundo a oposição, provam sua vitória nas eleições de 28 de julho. A oposição afirma ter publicado mais de 80% das atas online, enquanto o governo acusa a oposição de falsificar mais de 9 mil documentos.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que divulga os resultados eleitorais, declarou a vitória de Maduro, mas não divulgou as atas das mais de 30 mil mesas de votação. Os documentos foram entregues à Justiça no início de agosto.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: