Geral

Brasil aparece no ranking dos países com mais jovens fora da escola

Ainda que muitas escolas tenham mantido as aulas em formato Ead, as possibilidades de melhorias em diversos setores da educação brasileira são infinitas

Redação

Sábado - 04/07/2020 às 18:29



Foto: Divulgação Retorno escolar
Retorno escolar

Proporcionar um estudo de qualidade e garantir que um aluno se mantenha na escola é um dever de extrema dificuldade de um país. Tendo isso em mente, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre o nível do sistema escolar no Brasil e no mundo.

 

Foi divulgado recentemente um levantamento da UNESCO com os países que possuem os melhores métodos escolares dos últimos anos. Dentre as 43 nações classificadas na pesquisa, o Brasil aparece na 40º posição do ranking.

No entanto, apesar do nosso país mostrar uma boa colocação comparado aos mais de 190 países existentes, ainda há muito o que fazer - principalmente com situações complicadas e inusitadas, como uma pandemia mundial.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, apenas no final de março já haviam cerca de 77,6 milhões de jovens sem estudar devido à escolas fechadas de apenas 85 países, incluindo o Brasil. Confira a pesquisa completa no infográfico interativo do Cuponation.

Ainda que muitas escolas tenham mantido as aulas em formato Ead, as possibilidades de melhorias em diversos setores da educação brasileira são infinitas e precisam ser feitas com criatividade e pensamento coletivo, tanto para os estudantes iniciantes quanto para manter aqueles que já estudam, mas que desejam ou precisam parar os estudos, principalmente neste momento com a pandemia.

Pegando uma amostragem de 100 país, vemos que o Brasil também se posiciona em 56º lugar no ranking do maior número de estudantes fora da escola,  - o que representa uma média de 8% de jovens sem estudar. 

O dado acaba se tornando ainda mais significante ao compararmos com uma análise sobre a escolaridade nas diferentes nações realizado há dois anos pelo Cuponation, em que mostrava que o Brasil já possuía a mesma porcentagem deste ano, sem melhoras.

De volta ao primeiro levantamento sobre o melhor sistema escolar mundial, a nação que garante o top do ranking é a Alemanha ,enquanto na segunda pesquisa o país que ocupa o primeiro lugar da tabela possuindo o maior nú.

Fonte: Luciana Saiuri

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: