Geral

DIGNIDADE

Banheiros itinerantes vão oferecer banho e roupas para moradores de rua em Teresina

Com chuveiros e kits de higiene, ambulâncias adaptadas atenderão população de rua na capital

Da Redação

Terça - 13/01/2026 às 18:08



Foto: PMT Carros adaptados para banhos de moradores em situação de rua são entregues em Teresina
Carros adaptados para banhos de moradores em situação de rua são entregues em Teresina

A Prefeitura de Teresina entregou nesta terça-feira (13), um carro de banho que vai garantir dignidade às 747 pessoas que vivem em situação de rua na capital. O prefeito Silvio Mendes informou que dois carros adaptados vão oferecer o serviço e um delas já está em pleno funcionamento. A entrega ocorreu em frente ao Palácio da Cidade. A unidade móvel de higiene foi adaptada a partir de uma antiga ambulância do SAMU e vai percorrer as praças de Teresina oferecendo esse suporte básico para essa parcela da população. 

Silvio detalhou a estrutura do banheiro itinerante que tem um reservatório com a capacidade para 500 litros d’água e ofertará material de higiene pessoal e roupas. O veículo terá dois banheiros individuais (masculino e feminino) e atuará em conjunto com os "Consultórios na Rua", que contam com médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

"Vamos ter que dar roupa para esse pessoal, pelo menos uma camisa, uma bermuda e um chinelo, porque é o que eles usam. Então, assim, dois consultórios na rua, não sei se vocês sabem, mas a prefeitura mantém médico, enfermeiro e assistente social para tentar entender o drama de cada um. Nós vamos colocar à disposição deles’’, disse o prefeito.

Além da higiene, a prefeitura mapeou os locais de maior concentração dessa população para implementar a oferta de uma refeição diária (jantar) para todos os cadastrados. O objetivo da gestão é garantir que essas pessoas tenham, além do asseio, um local seguro para dormir, protegendo-as da violência urbana.

Banheiro móvel conta com dois chuveiros individuais (Foto: PMT)

 ‘’Nós começamos fazendo um cadastro, Teresina tem 747 pessoas morando na rua. Dessas, 14% são mulheres. Então o que a gente quer garantir para elas? Um pouco de dignidade: que tenha um lugar para dormir abrigado da violência. Então a gente está na cidade toda, sabemos onde eles estão, onde se juntam, onde convivem. Queremos colocar à disposição deles pelo menos uma refeição por dia. Às vezes é pouco, mas quem não tem nenhuma, um pouco já é alguma coisa. A gente quer garantir às 747 pessoas uma refeição por dia. Qual é a refeição? O jantar, que é mais fácil fazer a logística’’, finalizou o prefeito.

A secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Eliane Nogueira, destacou o esforço empreendido para atender os que mais precisam do poder público. ‘’Vamos colocar esse carro que hoje está sendo entregue, que foi um pedido do doutor Silvio, para justamente atender essas pessoas, levar nas praças, para que eles tomem banho’’, pontuou.

Fonte: Semcom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade