Astrônomos descobrem exoplaneta que é \'gêmeo\' da Terra

exoplaneta pesquisa terra gemeo


Exoplaneta parecido com a Terra

Exoplaneta parecido com a Terra Foto: reprodução

 Aos poucos a Terra poderá deixar de ser a única casa do ser humano. Um gripo de cientistas anunciou a descoberta de um novo exoplaneta que, com suas características, poderia ser habitado por humanos. Trata-se do Gliese 832c.

O exoplaneta descoberto orbita em torno da estrela anã vermelha Gilese 832 e fica razoavelmente longe da terra: 16 anos-luz de distância. Para se ter ideia, cada ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros, sendo que Marte, nosso “vizinho” para o qual nunca fomos, está 225,3 milhões de quilômetros de nós.

A questão que Robert A. Wittenmeyer, astrônomo que coordenou o projeto, discute, no entanto, não tem relação com distância. Segundo ele, o fato de o exoplaneta receber aproximadamente a mesma energia que a Terra recebe do Sol, faria dele habitável — mesmo ele sendo cinco vezes maior do que a Terra.

Os estudos agora partirão para outro ponto importantíssimo: a atmosfera desse exoplaneta. Segundo alguns especialistas, isso pode ser determinante para a possibilidade ou não de estadia humana lá. E depois, apenas muito depois, que haverá preocupação com a distância entre nós e o “gêmeo gigante” de nosso planeta.

Fonte: yahoo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: