Geral

IGREJA CATÓLICA

Arquidiocese de Teresina ganha quatro novos padres; veja quem são e onde irão atuar

A ordenação sacerdotal é um momento muito esperado por quem escolhe seguir a vida religiosa

Da Redação

Sexta - 05/07/2024 às 12:55



Foto: Arquidiocese de Teresina A celebração Eucarística foi presidida por Dom Juarez Marques
A celebração Eucarística foi presidida por Dom Juarez Marques

A Arquidiocese de Teresina celebrou a ordenação presbiteral de quatro padres na noite dessa quinta-feira (04). A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina e contou com uma grande representação do clero arquidiocesano. Centenas de fiéis testemunharam o SIM dos padres Arthur França, Davi Costa, Hélio Garcia e Robert Araújo, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no centro da capital.

Os diáconos transitórios receberam o segundo grau da Ordem pela imposição das mãos do arcebispo metropolitano. Para Dom Juarez, o momento é de grande alegria por celebrar os dons da vida e da vocação, ordenando quatro novos ministros para o serviço do Reino de Deus configurados a Cristo.

 “Depois de um longo período de preparação exercendo o serviço do diaconato, agora chegou o momento da ordenação presbiteral. Isso representa uma grande graça para a Igreja, pois a vocação é um dom e uma missão, fruto de uma comunidade orante”, disse Dom Juarez Marques.

A ordenação sacerdotal é um momento muito esperado por quem escolhe seguir a vida religiosa. Os novos padres se prepararam durante cinco anos para que esse sonho de servir inteiramente a Deus e à Igreja se tornasse realidade. O Padre Robert Araújo avalia sua jornada de formação como uma resposta ao chamado de Deus.

 “É através desse serviço que nos colocamos à disposição do Senhor para que sejamos instrumentos Dele”, disse. Ele também expressou a imensa felicidade de ver seu sonho começar a se realizar. “A ordenação não é o fim, pelo contrário, ela é o início de uma nova vida e trajetória, agora como sacerdote apto a servir o povo”, completou.


O Padre Davi Costa compartilhou uma retrospectiva de sua trajetória e os sentimentos de alcançar esse marco tão aguardado. 

“Durante toda a formação, entrei com a sensação de dúvida, mas ao longo do tempo, Deus vai nos mostrando o caminho. Não foi fácil, mas, quando temos a certeza de que é a nossa vocação, mesmo difícil se torna possível, porque é Deus que chama, e se Ele chama, Ele tem um propósito para nós”, ressaltou.

Agora, ao realizar o sonho de se tornar sacerdote, Padre Davi descreveu o sentimento como uma grande emoção. 

“É uma grande emoção olhar para um Deus que nos ama, mesmo nas nossas fragilidades e pecados, e ver que Ele nos chama para nos transformarmos e também para transformar os outros. É uma alegria imensa, um momento muito esperado por todos que entram no seminário para corresponder a esse chamado com amor e sinceridade”, concluiu.

O neosacerdote Hélio Garcia destacou que a dedicação e o compromisso de quem segue a vocação sacerdotal inspiram a comunidade com sua história e devoção ao serviço divino. 

“Hoje, na verdade, é uma consequência de um trabalho, de um percurso. Por isso, estou muito tranquilo e feliz, porque me tornei padre para servir a Igreja e o povo de Deus. Nós não somos merecedores do ministério, mas o Senhor nos confirma através de nossa caminhada vocacional”.

Arthur França celebrou sua ordenação como padre, marcando a culminância dos anos de preparação e discernimento vocacional. Ele refletiu sobre sua jornada e os sentimentos ao realizar esse sonho. 

“Ao olhar para trás, vejo o quanto cresci na minha fé e no discernimento vocacional. O período formativo tem um valor imenso em nosso coração, pois vejo as transformações que o Senhor fez em minha vida, sobretudo quando me coloco como um vaso de barro nas mãos do Senhor, um vaso que se quebra, mas que Ele não cansa de modelar, e de me dar uma forma nova”, externou.

O momento solene da ordenação sacerdotal foi marcado por seis ritos principais: a eleição dos candidatos, a homilia, o propósito dos eleitos, a ladainha, a imposição das mãos, a prece de ordenação, a unção das mãos e a entrega da patena e do cálice.

Provisão dos Neosacerdotes

Ao final da celebração, antes da bênção final, Dom Juarez anunciou a provisão dos novos padres que estarão a serviço do povo de Deus.

  •  O Padre Arthur França assume como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Mafrense. 
  • O Padre Davi Costa assume como vigário paroquial do Santuário de Santa Cruz dos Milagres
  • O Padre Hélio Garcia atuará como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Demerval Lobão. 
  • O Padre Robert Araújo assume como vigário paroquial da Paróquia Santa Joana D’Arc, no bairro Mocambinho.

Fonte: Arquidiocese de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: