Geral

POLÊMICA

Águas de Teresina nega acordo para isenção de cobrança; Silvio Mendes desmente

Presidente da empresa, Carolina Serafim, disse que há apenas "uma solicitação"; Prefeito divulga documento manuscrito assinado pelas duas partes

Dhara Leandro

Sexta - 28/02/2025 às 15:22



Foto: Divulgação/PMT Prefeito de Teresina, Silvio Mendes
Prefeito de Teresina, Silvio Mendes

Em entrevista nesta sexta-feira (28), a presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, disse que não firmou nenhum acordo com o município para suspender a cobrança das taxas de ligação à rede de esgoto, para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. A medida havia sido anunciada pelo prefeito Silvio Mendes nessa quinta-feira (27).

"O que há é uma solicitação e, a partir disso, será feita uma avaliação pela governança do contrato", explicou a presidente. Ela também disse que o contrato seria revisado, e que esse processo pode durar até 180 dias. "Agora, serão feitas as avaliações e os cálculos pela governança do contrato. Claro, que a gente quer agilizar uma decisão", acrescentou.

Na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Silvio Mendes divulgou um documento manuscrito assinado por ele e por Carolina Serafim, com os acertos feitos com a concessionária em 25 de fevereiro, durante reunião no gabinete do chefe do Palácio da Cidade.

Segundo o prefeito, uma outra reunião estava marcada para ontem (27), para negociar a redução do valor cobrado pelo esgoto, mas Caroline Serafim não compareceu. Na ocasião, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, vereadores e membros do Ministério Público.

"Ela desmentiu os acordos firmados. A reunião de ontem era para ratificar o que tínhamos acordado sobre reduções e ela faltou. Portanto, vou esperar que ela se manifeste", destacou o prefeito.

No documento assinado pela presidente da Águas de Teresina na reunião de 25 de fevereiro, os acordos foram:

  • Tarifa social não pagar ligação de esgoto
  • Demais usuários: se ligar até 90 dias do aviso de ligação, será isento da taxa
  • De 90 dias a um ano será cobrada taxa de 50% (954,00)
  • Reunião dia 27/02 para resolver proposta de mudar a paridade água/esgoto

Confira o documento:

Isenção para famílias inscritas no CadÚnico

Nessa quinta-feira (27), o prefeito Silvio Mendes anunciou que as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal estarão isentas da cobrança da taxa de ligação à rede de esgoto, que atualmente é de R$ 954.

"Foi negociado e nós aceitamos que, depois que passar a rede de esgoto, não será cobrada a taxa de ligação durante um prazo de 90 dias, e até completar um ano, será cobrado metade do valor que estava sendo cobrado", disse o prefeito.

O acordo seria firmado em reunião ainda ontem, mas Carolina Serafim não compareceu ao encontro. No entanto, o prefeito disse que as medidas já haviam sido discutidas anteriormente.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<