![Agricultores familiares recebem tratores](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-10-at-12-27-40-1739201365.jpeg)
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí entregou, nesta segunda-feira (10), tratores para agricultores familiares de 12 municípios. A ação beneficiará mais de 2,4 mil famílias e faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. Os equipamentos foram adquiridos com investimentos de R$ 1,7 milhão, oriundos de emendas parlamentares do deputado estadual Francisco Limma (PT).
A cerimônia de entrega ocorreu no pátio da SAF, localizado na zona norte de Teresina, e contou com a presença de autoridades e representantes dos municípios contemplados. Os tratores e implementos agrícolas serão destinados a agricultores de Cabeceiras do Piauí, Colônia do Gurguéia, José de Freitas, Padre Marcos, Picos, Pio IX, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São Julião, Simões, Teresina e Valença do Piauí.
A secretária da SAF, Rejane Tavares, destacou que, além de ser mais uma entrega de tratores, a novidade é a inclusão de tratores menores, de 50 CV, mais adequados à agricultura familiar. "Nós estamos trabalhando com um modelo novo, que é um trator menor, de 50 CV, mais adequado para a agricultura familiar. É um trator também de menor custo de manutenção, que vai permitir que as associações tenham um gerenciamento muito melhor desse trator e ele seja muito mais acessível para um número maior de agricultores familiares", afirmou.
Rejane Tavares também ressaltou que a entrega ocorre neste período de plantio, aproveitando as chuvas. A secretária informou que o objetivo é ampliar a distribuição de equipamentos para fortalecer as associações e entidades que apoiam a agricultura familiar, além de criar polos de apoio no território para atender a mais famílias.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, recebeu um trator para o campus de Valença e destacou a importância do equipamento para as atividades dos cursos de agropecuária e engenharia agronômica. "Esse trator será fundamental para a pesquisa, extensão e assistência técnica aos pequenos agricultores", explicou.
Para Luizinho, presidente da Associação de José de Freitas, o trator trará diversos benefícios aos associados, melhorando a eficiência das atividades rurais. "O uso desses implementos vai reduzir o uso de defensivos e aumentar a dignidade no trabalho dos agricultores", concluiu.
(*) Lília Pâmela é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI -960