Geral

LUTO

Acadêmicos e instituições lamentam a morte do médico e professor Zé Ivo

O professor faleceu nessa quinta-feira (29) em Parnaíba, vítima de um câncer

Da Redação

Sexta - 30/08/2024 às 11:49



Foto: Reprodução/Instagram O médico e professor José Ivo dos Santos Pedrosa
O médico e professor José Ivo dos Santos Pedrosa

Uma perda inestimável para o Piauí, a morte do médico e professor José Ivo dos Santos Pedrosa deixou toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) de luto. Zé Ivo, como era carinhosamente chamado, faleceu nessa quinta-feira (29) em Parnaíba, vítima de um câncer.

O médico foi um grande defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e batalhou pela sua implantação no Piauí e no Brasil. Diversos acadêmicos compartilharam suas histórias com o professor nas redes sociais.

"Professor Zé Ivo, o grande nome do curso de Medicina da UFDPar, um grande nome na defesa e fortalecimento do SUS, da atenção primária à saúde, do atendimento humanizado, da saúde comunitária. Um grande homem, uma grande pessoa, um enorme educador e gestor. Um enorme coração! Que sorte a minha ter podido compartilhar esses últimos anos de docência ao seu lado. Lindas lembranças", escreveu Fran Basso.

"Meu coração fica apertado com essa notícia. Sou imensamente grata por todos os ensinamentos e momentos vividos, foi uma grande honra poder ter lhe conhecido e vivenciado a vida acadêmica baseado em um projeto maior do que apenas “um curso”. Um projeto que almeja construir médicos mais humanos, preocupados e engajados nas suas comunidades… Posso dizer sem sombra de dúvidas que ter sido sua aluna mudou meu modo de ver a vida, as pessoas e a própria saúde. Obrigada por TANTO professor! Seguimos aqui, com saudade e sempre defendendo o SUS e a saúde comunitária", disse Paloma Teixeira.

"Professor Zé Ivo será sempre uma referência e exemplo para todos nós. Em tantas frentes de lutas por uma saúde pública e humana para todos, perdemos uma referência, mas ficaremos com seu legado e que possamos ter um pouco de sua força para continuar no enfrentamento as desigualdades na saúde pública", escreveu Pedro Victor Batista.

A UFDPar e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicaram nota de pesar, lamentando a morte do professor.

"A UFDPar decreta luto oficial e a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas no dia 30/08, mantendo apenas a realização da Colação de Grau e o funcionamento do Restaurante Universitário. A Reitoria, toda a Administração Superior, o curso de Medicina, os professores, técnicos-administrativos e estudantes estão tomados por grande tristeza e profundo pesar", diz nota publicada pela universidade.

"A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica com profundo pesar o falecimento do professor José Ivo dos Santos Pedrosa, ocorrido ontem (29/08). Toda a comunidade da UFPI expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas neste momento de profunda dor", diz nota da UFPI.

Além disso, outras instituições falaram sobre as contribuições de Zé Ivo para a saúde pública do país.

"Sua contribuição para a saúde pública foi inestimável, sendo um dos responsáveis pela criação da Fiocruz no Piauí. Seu legado será lembrado com grande respeito e admiração por todos que tiveram o privilégio de conhecer seu trabalho e dedicação. A diretoria da ADUFPI expressa suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares, colegas e entes queridos do professor José Ivo dos Santos Pedrosa, neste momento de dor e luto. Que sua memória e contribuições continuem a inspirar e guiar futuras gerações", diz nota da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

"A Abrasco lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Zé Ivo Pedrosa, Membro fundador do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco e membro da diretoria nas gestões de 2015-2018 e 2018 – 2021. Ao se tornar um encantado, como ele mesmo dizia, Zé Ivo deixa sua marca na história da Educação Popular e na Saúde Coletiva Brasileira. A Abrasco se solidariza aos familiares  e amigos do professor neste momento de luto", diz nota da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: