COMEMORAÇÃO

35 anos: Sinduscon Teresina e seu papel para o desenvolvimento do Piauí

Neste mês, o Sindicato comemora 35 anos de fundação e ressalta a importante atuação para o crescimento do Estado


Construção Civil

Construção Civil Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Há 35 anos, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) atua intensamente para o desenvolvimento econômico e social da capital e do Piauí. Ao longo de todo esse tempo, enfrentou dificuldades, acompanhou mudanças nos cenários econômicos e políticos do Estado, Brasil e mundo, sempre se atualizando dos novos formatos para atender as demandas do setor que foi responsável por gerar mais de 112 mil vagas de empregos no país, de acordo com os recentes dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Piauí se encontra entre os dez estados com melhores índices e a construção civil se destaca, tendo gerando 600 novos empregos formais na pandemia. O Sinduscon representa legalmente todas as empresas que trabalham na área da construção civil, sejam elas construtoras, empresas de engenharia e etc. O Sindicato foi fundado em maio de 1986, com filiação à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sediada em Brasília. Além disso, está ligado à Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e, por meio desta, à Confederação Nacional da Indústria (CNI), possuindo convênios com importantes parceiros. Tudo isso com o crescente objetivo de proporcionar condições favoráveis para a geração de renda, empregos e sociabilidade.

Ao longo dessas três décadas, o Sindicato teve diferentes pessoas à sua frente, conduzindo as demandas e representando o setor. Todos induzidos pelo mesmo propósito: fortalecer essa cadeia produtiva, trazendo reconhecimento e força para a categoria.  Atuaram em defesa dos interesses das empresas da construção civil, do desenvolvimento da cidade e pela promoção de um ambiente favorável aos negócios

Miniusina de Energia Solar poderá empregar 16% da população de Coivaras no Piauí

Emater TV debate o empoderamento das quebradeiras de coco do Piauí

Soja e milho impulsionam aumento da produção de grãos do Piauí

Responsável por 54% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial do Piauí, sua importância é constantemente comprovada como um segmento que se articula para o desenvolvimento de todo o Estado. O Sinduscon já participou de debates sociais fundamentais para o progresso do setor. Sempre atento às demandas, se preocupou em promover encontros com representantes municipais e estaduais para discutir temas de interesse. Esteve à frente de debates para melhorias do setor energético, saneamento, abastecimento de água e parcerias público privada.  

Francisco Reinaldo, presidente do Sindicato, ressalta que nesses 35 anos há o papel preponderante no desenvolvimento de Teresina, acompanhando o crescimento acelerado da cidade e, principalmente, no que se refere à verticalização. Para ele, hoje, o Sinduscon está consolidado. “Todos os administradores municipais, estaduais e os nossos parlamentares nos ouvem, têm um respeito muito grande com a nossa entidade. O Sinduscon está de parabéns nessa jornada de 35 anos participando efetivamente do crescimento do Estado e cidade de Teresina”, reconhece.

Promovendo eventos, workshops, cursos, encontros para auxiliar e propagar informações para a categoria, o segmento segue avançando. Uma das marcas registradas da sua atuação é a Feira de Imóveis, evento realizado anualmente em todo o Brasil, que oferece condições excelentes para a compra de casa, apartamento e movimenta a economia. Mesmo na pandemia, a Feira foi realizada na modalidade online.

Novos formatos e desafios na pandemia

No último ano, diante do cenário pandêmico, foi necessário se articular frente às adversidades para seguir com a boa atuação. A discussão sobre a desburocratização do segmento, onde se reforçou a necessidade de acelerar os processos para garantir melhores resultados, foi constante. Com sua competência, a entidade se consagrou, ganhando respeito e hoje tem sua voz reconhecida, perpassando gerações.

Na pandemia, sua essencialidade se comprovou muito mais, sendo um dos segmentos laborais que mais garantiu emprego e renda para a sociedade, contribuindo para diminuir a crise econômica provocada pela Covid-19. Com o índice de transmissibilidade pequeno nos canteiros de obras, devido a já habitual rotina de uso dos Equipamentos de Proteção, a categoria manteve seu ritmo no Brasil inteiro. 

Segmento firme e crescente, o Sinduscon Teresina é peça-chave para uma boa economia, melhores condições de vida às pessoas e mantém seu compromisso com a sociedade para as próximas décadas.

Fonte: iconenoticia

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: