
O Piauí está em luto com a morte do empresário José Elias Tajra, fundador do Grupo JET e da TV Antena 10, falecido neste domingo (20), aos 90 anos, em Teresina. Autoridades estaduais, incluindo o governador Rafael Fonteles (sobrinho em terceiro grau do empresário) e o senador e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, manifestaram pesar e enalteceram sua contribuição para o desenvolvimento do estado.
O governador Rafael Fonteles publicou em suas redes sociais:
"Recebemos com pesar a notícia do falecimento do Dr. José Elias Tajra, uma referência do empreendedorismo no Piauí e fundador do Grupo JET e da TV Antena 10. Sua trajetória deixa um legado de trabalho, inovação e compromisso com o desenvolvimento do nosso estado. Que Deus o receba e conforte familiares e amigos."
Já o senador e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, também expressou condolências, destacando o impacto do empresário na economia e na mídia regional.
Trajetória de um visionário
Nascido em 28 de julho de 1934, José Elias Tajra foi o caçula entre os 13 filhos do casal de imigrantes Elias João Tajra (sírio) e Amélia Sady (libanesa). Formado em Contabilidade e Direito, construiu um império empresarial que inclui:
- JET Ltda (distribuição)
- Total Ltda (combustíveis)
- JET Veículos (concessionária)
- Construtora JET (infraestrutura)
- Fundação José Elias Tajra (ações sociais)
Entre as décadas de 1970 e 1990, até meado dos anos 2.000, José Elias Tarja com o irmão Jesus Elias Tajra comandaram o Jornal da Manhã. Outro legado midiático foi a TV Antena 10, afiliada à Record, que cobre 80% do território piauiense, segundo o IBGE, consolidando-se como uma das principais emissoras do estado.