Esportes

Teresina vai sediar o Campeonato Regional Nordeste de Xadrez

A competição vai reunir atletas dos nove estados da região e distribuir vagas aos melhores para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino

Da redação

Quinta - 21/07/2022 às 09:25



Foto: Divulgação Torneio
Torneio

Depois de 21 anos, a capital do Piauí vai voltar a sediar o Campeonato Regional Nordeste de Xadrez. Serão dois eventos, o Escolar e o Clássico, de 21 a 24 de julho, no hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, ambos promovidos pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX).

A competição vai reunir atletas dos nove estados da região e distribuir vagas aos melhores para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, além de premiação no valor de R$ 4 mil (quatro mil reais).

O Campeonato Regional Nordeste Escolar será disputado nesta quinta-feira, dia 21, somente no ritmo Rápido e para atletas até 17 anos. O Clássico vai ser realizado de 22 a 24 e as categorias são abertas. A expectativa é de que pelo menos 100 atletas participem da competição.

A escolha de Teresina como sede do Campeonato Regional do Nordeste depois de 21 anos deve-se ao projeto de expansão do xadrez brasileiro da nova gestão da CBX. "A escolha do Piauí segue o trabalho de campanha apresentado pela CBX para levar o xadrez para todas as regiões do país e é uma satisfação que o Regional Nordeste volte a ser realizado em Teresina após 21 anos, coroando o trabalho da nova geração do xadrez piauiense", disse o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo.

A região Nordeste está sendo contemplada com diversas competições em 2022. No mês de junho, Natal-RN sediou o Campeonato Brasileiro de base, juntamente com o Festival Nacional da Criança e Adolescente. Em agosto, João Pessoa-PB vai receber o Festival Nacional Sênior e a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino está agendada para os meses de novembro e dezembro no Recife-PE.

"Estamos firmando parcerias com as federações da região Nordeste que já possuem toda a expertise, faltando apenas a oportunidade de sediar esses eventos dessa magnitude", completou o presidente da CBX.

DESTAQUE

Uma das grandes promessas do xadrez nordestino, o piauiense João Gabriel Alves, confirmou presença no Campeonato do Nordeste. Atual vice-campeão brasileiro Sub-18, no ritmo Blitz, e terceiro lugar do Brasil no Rápido, João Gabriel busca o título e a vaga para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto, em dezembro, no Recife-PE.

Siga a CBX nas redes sociais:

https://www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiradeXadrez/
https://www.youtube.com/channel/UCJ0pXOSbGVlu_Z58_rvzdaQ/videos
https://www.instagram.com/cbxoficial/

Veja também:

Conmebol divulga datas e horários das quartas da Libertadores

Indisciplina de Neymar causa conflito entre os craques Mbappé e Messi no Paris Saint

Diretoria do 4 de Julho projeta reunião para debater futuro do time

Fonte: CBX Imprensa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: