
A seleção brasileira de tênis de mesa da categoria sub-13 está na final por equipes do Panamericano 2025 que ocorre na Guatemala. O piauiense de Oeiras, Israel Júnior, ajudou o país a ganhar e disputar a medalha de ouro. O Brasil pega na final os EUA para lutar pelo título de campeão.
Para chegar à final, o Brasil teve uma vitória maiúscula contra o Equador, vencendo por 3 a 0. Nas três partidas disputadas, Israel Júnior venceu de 3×2; Gustavo Avelar por 3 a 2; e Artur Jacob fez 3 a 0 no adversário equatoriano.
Jadelson Ribeiro, presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa (FPTM), disse que Israel continua fazendo história, agora a nível nacional. “Pela primeira vez a equipe do Brasil na Final do Panamericano sub 13 e contra os Estados Unidos”.
Israel Júnior compete na categoria sub-13 e nas modalidades individual, duplas e por equipe. Entrou para a história ao se tornar o primeiro mesa-tenista do Piauí na seleção brasileira da modalidade. A vaga veio ao ser campeão na Seletiva Nacional Olímpica e Paralímpica 2025, em São Paulo.
Revelado pelos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), o atleta tem apoio do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria dos Esportes (Secepi). O Panamericano sub-13 começou na quarta-feira (3) e segue até o próximo dia 10 (quarta-feira).
Fonte: Secom/PI