ESCALADA

Dez curiosidades que você precisa saber sobre Escalada de Velocidade

No sábado (11), o treino foi aberto e as tomadas de tempo das atletas brasileiras foi as 9h; já as finais serão no domingo (12), a partir das 10h.


Escaladas

Escaladas Foto: Divulgação

Selecionamos um top10 de fatos curiosos sobre esse esporte que tem encantando cada vez mais adeptos. Com entrada gratuita e transmissão no Verão Espetacular, pela TV Globo, a Escalada de Velocidade abre o ano olímpico neste fim de semana, no tradicional Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ). No sábado (11), o treino aberto e as tomadas de tempo das atletas brasileiras ocorreram a partir das 9h; já as finais serão no domingo (12), a partir das 10h.

Confira:

 1) Agora é olímpico!

A Escalada irá estrear nos Jogos de Tóquio 2020. No formato olímpico, três modalidades foram reunidas: Dificuldade (Lead), Velocidade (Speed) e Boulder – o nome em inglês também é bem comum aqui no Brasil). Na disputa de Velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15 metros um contra o outro. No Boulder, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4 metros em um tempo especificado. Na Dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura dentro de um tempo fixo. Nos Jogos Olímpicos, cada escalador competirá em todas as três disciplinas, sendo as classificações finais determinadas pelos resultados combinados das três modalidades.

Na competição que vai acontecer em Niterói (RJ), dia 12 de janeiro, será possível conhecer a Escalada de Velocidade.

 2) Estilo 100m rasos

Crédito: Pedro Brandão/X3M

Na Escalada de Velocidade, vence o atleta que subir uma parede de 15 metros no menor tempo. Essa parede tem um ângulo de 5º negativos com duas vias idênticas e paralelas para que os atletas tenham condições iguais na competição – como numa pista de 100 metros rasos.

 3) Deulin Vladislav, o Usain Bolt da Escalada

Você achava que a prova mais rápida do mundo no esporte era os 100m rasos com o Bolt competindo?! Mas, isso foi só até você conhecer a Escalada de Velocidade. Atletas de ponta como o russo Deulin Vladislav sobem 15 metros em menos de seis segundos (isso mesmo, é casa dos cinco segundos)

 4) Qual é o seu problema?

Crédito: Rosita Belinky/Divulgação

Até hoje você achava que ‘problema’ era sempre uma coisa negativa. “Problema" é como os escaladores chamam um boulder, praticamente um sinônimo, podendo até ser usado junto, como "problema de boulder". O termo faz sentido porque no boulder realmente você tem que "decifrar" a sequência correta para concluir o "problema". Não se espante se escutar a seguinte frase “você mandou muito bem naquele problema”.

 5) Tem macete (beta) para cada problema

Crédito: Carol Coleho/ABEE

É o famoso macete - o jeitinho de fazer um lance de uma via ou Boulder. Quando você ainda não encontrou, se comenta que você está procurando o ‘beta’. Quando você já encontrou, você fica doido para dizer o beta para quem está entrando, o que é algo que nem todo mundo gosta. A etiqueta da Escalada diz para você sempre perguntar se o cara quer ou não beta.

Fonte: glossário do site ‘Desce daí doido''.

 6) Mãe e filho escaladores

No torneio de Escalada de Velocidade de Niterói (RJ), mãe e filhos estarão juntos competindo e torcendo um pelo outro. Camila Macedo, de 37 anos, é mãe do Lucca (Macedo), de 17 anos. Ela que lhe apresentou o esporte e além de treinarem juntos, no dia 12 de janeiro, será possível ver mãe e filhos competindo e torcendo um pelo outro.

 7) Cesar Grosso

Cesar Grosso, melhor brasileiro no ranking mundial da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva), é também o atual recordista brasileiro de Velocidade (Speed), com a marca de 7s14, o atleta tem como grande objetivo para os próximos meses buscar a vaga para os Jogos de Tóquio 2020. O atleta brasileiro vive em Arco, na Itália, cidade que respira escalada e fica a poucas horas de Innsbruck, município austríaco com um dos ginásios mais completos para treino de escalada na Europa.

8) “Não é força, é jeito”

Quem tá de fora acha que para escalar é preciso ter muita, mas muita força nos braços. Mas, o que os olhos veem esconde a realidade. A Escalada não é um esporte que exige uma força bruta. É importante ter muita técnica, saber distribuir bem o peso do corpo e mais do que força, trabalhar a elasticidade. Claro, na Escalada de Velocidade, o fator explosão é essencial, mas ainda assim não se iluda “Escalada não é força, é jeito”.

9) Para todas as idades

Crédito: Murilo Vargas/ABEE

A escalada é uma modalidade muito longeva. A prática não-esportiva começa desde bem cedo e vai até a pessoa ficar bem velhinha, mas só aos 16 anos é possível migrar para a categoria profissional.

 10) Escalada Esportiva

A prática de subir montanhas teve origem há milhares de anos, com pinturas que retratam a modalidade datadas de 400 A.C., mas o esporte como se conhece atualmente só surgiu na segunda metade do século XIX e teve as primeiras competições indoor nos anos 1980. Já a primeira competição de Escalada Esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985.

Fonte: COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

 Sobre o evento

Organizada pela X3M em parceria com a Dream Factory, a "Escalada de Velocidade" tem patrocínio de Bradesco, Rexona, Piracanjuba, Hoteis.com, Gatorade, Prefeitura de Niterói com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que conta com a chancela e apoio técnico da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

 Sobre a X3M

A X3M foi fundada por Bernardo Fonseca há 15 anos com o propósito de fazer do esporte a principal plataforma de comunicação, engajamento e experiência. Inovação, ousadia e adrenalina são os elementos do DNA X3M. Para isso, abriu o portfólio da empresa com o XTERRA Brazil, o maior festival de esportes off-road do planeta, com inúmeras etapas por todo o Brasil. Em 2019, realizou a corrida mundial beneficente Wings For Life World Run, no Rio de Janeiro. Também é responsável pela organização e comunicação da Uphill Marathon, maior e mais cobiçada maratona de subida do país, e do Desafio Mano a Mano, que já trouxe o fenômeno Usain Bolt para correr na praia de Copacabana e sob o lago da Quinta da Boa Vista. Inovando mais uma vez, a X3M uniu a paixão brasileira pelo futebol ao esporte mais praticado no país: a corrida. Com o Nação Rubro-Negra em Movimento, a empresa realizou duas edições do evento no Maracanã e, no final de 2019, organizou a Final Fun Fest, batendo recorde brasileiro em public viewing dentro de um estádio com a transmissão ao vivo da final da Libertadores, também no Maracanã.

Sobre a Dream Factory

"Fundada em 2001, a Dream Factory, uma das principais empresas de entretenimento do Brasil, é especializada no conhecimento de públicos e comunidades, buscando maior engajamento com a estratégia de comunicação das marcas.  A empresa trabalha com duas unidades de negócio: Dream Brands (eventos proprietários) como a Maratona do Rio, o Carnaval de Rua do Rio, o Rio Montreux Jazz Festival e o Desafio Mano a Mano, e a Dream Experience (planejamento e execução de narrativas para clientes). Com a tagline “Sonhos que unem Pessoas” a Dream Factory sintetiza sua capacidade em criar projetos com alto poder de engajamento."

 

SERVIÇO

Escalada de Velocidade

Quando:  competição (12/01) a partir das 10h

Onde: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer

(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ)

Entrada gratuita

Fonte: D Danielle Lima

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: