A mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu aos 101 anos nesta sexta-feira (21), em Santos, litoral de São Paulo. Celeste Arantes estava hospitalizada há oito dias, mas a causa da morte não foi divulgada.
Celeste Arantes nasceu em Três Corações (MG) e teve três filhos: Pelé, Jair (Zoca) e Maria Lúcia, esta última sendo a principal cuidadora da matriarca nos últimos anos. Ela foi casada com o jogador João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho, até a morte dele em 1996.
Nas redes sociais, a Pelé Foundation, rede social que preserva o legado do Rei do Futebol, compartilhou nota comunicando a morte da "Dona Celeste" e lamentando sua partida. Confira na íntegra:
É com profundo pesar que informamos o falecimento da mãe de Pelé, Dona Celeste. Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada. Hoje os sentimentos se misturam. Lamentamos profundamente a despedida de “Celestinha”, como seu filho carinhosamente a chamava. Enquanto ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido.
A Pelé Foundation envia todo seu afeto e solidariedade a família Arantes do Nascimento. Que encontremos conforto nessas lindas imagens, pois por trás de cada ídolo que conhecemos há uma mãe que fornece toda a estrutura necessária para alcançarmos nossos sonhos. Dona Celeste é a rainha-mãe e estará para sempre carinhosamente guardada em nossas memórias e corações.