Esportes

Artilharia: Messi recebe sua quinta Chuteira de Ouro

Astro do Barcelona participa de cerimônia para ganhar troféu, após marcar 34 gols na última edição do Campeonato Espanhol.

Quarta - 19/12/2018 às 12:12



Foto: LLUIS GENE / AFP Messi
Messi

Embora tenha ficado fora das listas finais dos prêmios de melhor jogador do mundo, Messi colheu um belo fruto por seu desempenho na temporada 2017/18. O camisa 10 do Barcelona recebeu nesta terça-feira a Chuteira de Ouro, troféu concedido ao artilheiro da Europa na temporada, levando em conta apenas os campeonatos nacionais. Foi a quinta vez que ele conquistou o prêmio. 

Com 34 gols marcados em 36 partidas pelo Campeonato Espanhol, Messi superou a concorrência de dois nomes de peso: Salah, do Liverpool, que marcou 32 gols, e Harry Kane, do Tottenham, que fez 30 - ambos no Campeonato Inglês.

- Aproveito o trabalho, o esforço e meus companheiros. Estou no melhor time do mundo, tenho os melhores companheiros, e tudo isso faz com que seja mais fácil conseguir estes prêmios. Não esperava nada disto quando comecei, realmente - disse Messi.

Esta é a quinta vez que Messi conquista a Chuteira de Ouro, se tornando o maior vencedor da premiação de forma isolada - antes, estava empatado com Cristiano Ronaldo, que ganhou o troféu em quatro oportunidades. Esta é a segunda vez seguida que o prêmio vai para o argentino, que também havia levado a melhor nas temporadas 2009/10, 2011/12 e 2012/13.

A Chuteira de Ouro é um prêmio concedido por uma associação de publicações esportivas de toda a Europa. O critério utilizado concede peso 2 para as principais ligas do continente: Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França. Os campeonatos de Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Escócia, França, Grécia, Holanda, Israel, Noruega, Polônia, Rússia, Portugal, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia têm peso 1,5 - os outros torneios recebem peso 1.

Os 10 maiores artilheiros da Europa em 2017/18:

Lionel Messi (Barcelona) - 34 gols

Mohammed Salah (Liverpool) - 32

Harry Kane (Tottenham) - 30

Robert Lewandovski (Bayern de Munique) - 29

Mauro Icardi (Inter de Milão) - 29

Ciro Immobile (Lazio) - 29

Edinson Cavani (PSG) - 28

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 26

Jonas (Benfica) - 34

Luis Suárez (Barcelona) - 25

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: