Esportes

Ginasta da Zona Rural de Teresina representa o Piauí nos Jogos Escolares Brasileiros

A talentosa e dedicada atleta Maysa Fernanda tem 12 anos, mora na região da Cacimba Velha e é um exemplo de superação para todos. Ela que ser ginasta olímpica do Brasil

Luiz Brandão

Quarta - 02/11/2022 às 19:31



Foto: Fotomontagem PiauíHoje Maysa Fernanda mostra talento e embarca para o futuro da ginástica artística do Piauí
Maysa Fernanda mostra talento e embarca para o futuro da ginástica artística do Piauí

A estudante e ginasta Maysa Fernanda de Sousa Monteiro, de 12, está representando o Piauí nos Jogos Escolares Brasileiro - JEB's, na modalidade ginástica artística. O evento está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e vai até sábado (05.11).

Aluna do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal da Cacimba Velha, na Zona Rural de Teresina, Maysa é também uma dedicada atleta bolsista do Centro de Ginástica Olímpica de Teresina, onde pratica ginástica artística diariamente por várias horas.

qqMaysa e as colegas do CGOT: treinamento diário e cansativo 
Maysa mora povoado São Raimundo, na região da Grande Cacimba Velha, na Zona Rural de Teresina. Ela é um exemplo de superação e vem servindo de exemplo para outras meninas e meninos que vem demonstrando vontade de ser uma grande atleta. 
Filha de um cabeleireiro e uma dona de casa, todos os dias Maysa Fernanda de Sousa Monteiro, de 12 anos, há quase dois anos ela sai cedinho de casa, para se dedicar aos treinos de ginástica artística no Centro de Ginástica Olímpica de Teresina - CGOT, de onde é atleta bolsista.

Maysa com os pais e com a ginasta olímpica Daiane dos Santos em Teresina

A mãe, Maria da Conceição Gomes, de 38 anos, foi quem primeiro percebeu o interesse de Maysa pelo esporte. Ela acorda cedo e enquanto cuida da alimentação e da roupa, o pai, Fernando Fernando Monteiro da Silva, de 39 anos, se prepara para levar a menina para o treino no CGOT e depois para escola.
É uma rotina dura e diferente para uma menina da idade dela e que nasceu e vive numa casa humilde na Zona Rural. Mas, além dos pais, a ginasta tem total apoio da professora e treinadora Iara Lima.

Maysa e as amigos mostram orgulhosas suas medalhas: esforço e dedicação compensados

"Maysa desde pequena gostou muito da ginastica. Ela brincava e assistia muitos vídeos de apresentação de ginastas até que um dia surgiram inscrições de candidatos a 10 bolsa no CGOT. Eu fiz inscrição dela. Houve disputa com umas 100 participante e ela  e ficou em quanto lugar. Ela treina todos os dias", diz o pai orgulhoso.


Na segunda-feira passada (31.10), antes de embarcar para o Rio de Janeiro, Maysa fez uma apresentação para professores, pais e colegas na escola onde estuda, na Cacimba Velha. Ela contou que o grande sonho da vida dela é participar dos jogos olímpicos como ginasta da equipe brasileira.

Atletas e treinadora Iara embarcam em busca de sonhos e medalhasIara Lima, professora, treinadora e entusiasta da atleta diz que a menina, meiga e tímida, é uma grande promessa para a ginástica artística. A garota se inspira na ginasta e campeã olímpica Daiane dos Santos.

Maysa Fernanda já se apresentou várias vezes e participou de competições em Teresina. É cheia de medalhas e agora é uma das representantes do Piauí nos Jogos Escolares Brasileiros - JEB's, competição que já revelou muitos talentos nos esportes

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: