A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) indicou a atriz Fernanda Torres e a advogada Eunice Paiva para a Medalha Mérito Legislativo, a mais alta condecoração da Câmara dos Deputados. A honraria é concedida anualmente a pessoas ou instituições que se destacam pelo impacto de seu trabalho na sociedade e pela admiração do povo brasileiro. Além disso, a medalha é uma forma de reconhecimento à contribuição de personalidades para a história e cultura do Brasil.
Eunice Paiva foi indicada por seu simbolismo e pela luta contínua pela memória e justiça, refletindo a dor de milhares de famílias que enfrentaram a repressão durante a ditadura militar. A deputada Maria do Rosário destacou que a trajetória de Eunice representa a força de famílias brasileiras que perderam entes queridos durante esse período de violência. No caso de homenagens póstumas, como é o caso de Eunice, a medalha será entregue a um familiar ou representante designado pela família.
Além de Eunice Paiva, Maria do Rosário também indicou Fernanda Torres, atriz que interpretou Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, uma adaptação cinematográfica do livro de Marcelo Rubens Paiva. O filme, dirigido por Walter Salles, retrata a luta da família Paiva após a prisão e desaparecimento de Rubens Paiva, ex-deputado federal, durante a ditadura.
A Medalha Mérito Legislativo foi criada em 1983 e é um reconhecimento dado pela Câmara dos Deputados a figuras de destaque na sociedade. A cerimônia de entrega da medalha acontecerá em uma sessão solene marcada para o dia 4 de dezembro, com a divulgação oficial da lista dos agraciados em breve. A condecoração é indicada por líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Câmara, que podem indicar nomes para receber a premiação.
Fonte: Diário do Centro do Mundo