Educação

OPORTUNIDADES

Sisu 2025 irá oferecer mais de 10 mil vagas em universidades públicas no Piauí

Candidatos poderão se inscrever para cursos em UFPI, UESPI e UFDPar até o dia 21 de janeiro

Da Redação

Sábado - 11/01/2025 às 09:05



Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2025 vai oferecer 10.295 vagas para universidades públicas do Piauí, com inscrições abertas entre os dias 17 e 21 de janeiro. A seleção, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abrange três instituições estaduais e federais: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 5.334 vagas; a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 3.955 vagas; e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com 1.036 vagas.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) não participa do processo seletivo do Sisu, mantendo seu próprio processo seletivo desde 2023, sem a utilização das notas do Enem.

Para concorrer, os candidatos devem ter participado do Enem 2024 e não podem ter tirado zero na redação. As notas serão divulgadas no dia 13 de janeiro, e as inscrições poderão ser feitas diretamente no site do Sisu. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e alterar suas escolhas ao longo do período de inscrição, com a última opção registrada sendo considerada.

O resultado da chamada regular será publicado no dia 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 27 e 31 do mesmo mês. Candidatos não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro. As convocações para a lista de espera começam em 11 de fevereiro.

Além disso, as vagas do Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas, que garante a reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, sendo metade dessas para aqueles com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. As instituições podem adotar políticas adicionais, como bônus ou reservas específicas, que são automaticamente calculados pelo sistema do Sisu.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: