![Criança fazendo atividade escolar](https://piauihoje.com/uploads/imagens/02-0-1736161434.jpeg)
A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) está intensificando as ações do Programa Alfabetiza Piauí com encontros nas Gerências Regionais de Educação (GREs) e entregando veículos para ajudar na busca de jovens e adultos que não aprenderam a ler e escrever na idade certa.
Em Paulistana, sede da 17ª GRE, técnicos da Seduc apresentaram o planejamento do programa, destacando as metas para 2025 e compartilhando boas práticas de ensino. Durante o evento, os educadores conheceram João José de Carvalho, de 74 anos, ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foi aprovado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O secretário de Educação, Washington Bandeira, falou sobre a importância da troca de experiências para melhorar as estratégias e garantir que ninguém no Piauí fique sem acesso à educação.
Para alcançar mais pessoas, a Seduc disponibilizou 18 veículos exclusivos para o Alfabetiza Piauí: 17 para o interior e 1 para Teresina. Com esses veículos, as equipes poderão atender áreas remotas, realizar a busca ativa de pessoas não alfabetizadas e facilitar as matrículas na EJA.
O programa, lançado em junho de 2024, pretende alfabetizar 100 mil pessoas até 2026. Ele atende jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade certa. Para incentivar a participação, os alunos recebem uma bolsa de R$ 600, dividida em três parcelas de R$ 200, que é paga quando o aluno confirma a matrícula, tem uma frequência mínima de 75% e participa das avaliações.
Fonte: CCOM/PI