Educação

AÇÕES EDUCACIONAIS

Seduc apresenta ações educacionais a diretor do Ministério da Educação de Cabo Verde

Durante a visita, o secretário Washington Bandeira destacou o plano de universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas estaduais até o início de 2026

Da Redação

Terça - 05/11/2024 às 09:19



Foto: CCOM-PI Seduc apresenta ações educacionais do Piauí
Seduc apresenta ações educacionais do Piauí

O secretário de Educação, Washington Bandeira, recebeu nessa segunda-feira (4) o diretor nacional do Ministério da Educação de Cabo Verde, Adriano Andrade Moreno. Representando o ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, Moreno veio ao Piauí para conhecer as iniciativas na educação piauiense, especialmente o ensino em tempo integral e o Canal Educação, que integra tecnologia e ensino remoto para alunos e professores em todo o estado.

Durante a visita, o secretário destacou o plano de universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas estaduais até 2026. "Apostamos no modelo de tempo integral, que potencializa o processo de ensino e aprendizagem e gera melhores oportunidades para nossos alunos. Esse modelo, combinado com o ensino técnico e profissional, traz resultados concretos e amplia as possibilidades para todos", afirmou Bandeira.

Além disso, o gestor apresentou as funcionalidades do Canal Educação, que oferece videoaulas, simulados, planos de estudos, trilhas de aprendizagem, inteligência artificial, mentoria, gamificação e até experiências em metaverso. "Queremos fortalecer o ensino nas escolas com mais tecnologia e inovação, preparando nossos estudantes para aprovações em universidades", destacou o secretário.

Criado em 2012, o Canal Educação utiliza tecnologia para apoiar o ensino em todas as regiões do Piauí por meio do Programa de Educação Mediada por Tecnologia. A estrutura inclui nove estúdios de produção, um estúdio de podcast, ambiente virtual de ensino, um aplicativo próprio e 900 salas-polo com IPTV, transmitindo aulas ao vivo dos estúdios em Teresina.

Adriano Andrade Moreno elogiou a estrutura do Canal Educação, destacando a possibilidade de replicá-lo em Cabo Verde. “A visita tem sido extremamente enriquecedora, pois permite observar como o Canal Educação contribui para a qualidade e equidade na educação, alcançando todos os locais com o mesmo padrão de ensino. Para nós, essa metodologia é uma solução viável, especialmente em regiões com falta de professores. Esperamos implementar essa experiência em Cabo Verde em breve”, declarou Moreno.

A visita marca o início de uma parceria que será formalizada com um termo de cooperação entre o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Seduc-PI, visando adaptar e implementar a metodologia do Canal Educação para fortalecer o ensino nas ilhas com soluções tecnológicas.

Fonte: CCOM Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: