
O projeto “Nos passos do tambor de crioulo”, desenvolvido na escola Mariano Oliveira, na comunidade Chapada da Sindá, em São João do Arraial, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das Experiências Inspiradoras da Educação Integral em Tempo Integral. Entre 734 iniciativas selecionadas em todo o país, o projeto conquistou a 125ª colocação e é o único do território dos Cocais a receber o destaque.
O projeto “Nos passos do tambor de crioulo”, (Foto: reprodução)
A proposta foi idealizada pela professora Rosinha Oliveira, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito Abdoral Melo. A iniciativa alia tradição, cultura e ensino, com o objetivo de manter viva a expressão cultural do tambor de crioulo dentro da comunidade. O projeto foi desenvolvido com os alunos na categoria “território, cultura e saberes”, promovendo o fortalecimento da identidade local por meio da educação.
Funcionarias da escola Mariano Oliveira da comunidade Chapada da Sindá. (Foto: reprodução)
Como reconhecimento pelo trabalho, o projeto será apresentado nos dias 1º e 2 de outubro na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O evento acontecerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).