Educação

Professora e ex-alunos da Uespi lançam livro sobre síndrome de Down

O lançamento acontece nesta quarta (20) no auditório do Palácio Pirajá, às 17h30.

Quarta - 20/03/2019 às 20:03



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

O livro “Síndrome de Down: A inserção do lúdico no seu conhecimento” será lançado, nesta quarta-feira (20), na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no auditório do Palácio Pirajá, às 17h30. A obra é um projeto desenvolvido pela professora Maria de Jesus e os ex-alunos Lorena de Jesus e  Francisco Fernando. O objetivo é trazer um repensar sobre as práticas pedagógicas com crianças com síndrome de Down.

O projeto tem como foco contribuir para as instituições do ensino, mostrando formas de lidar com crianças que têm deficiências de maneira inclusiva. Os autores abordam as diretrizes do lúdico e como tal prática pedagógica pode ajudar essas crianças a desenvolverem melhor. O lançamento também será em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março.

A professora Maria de Jesus, uma das autoras do livro, fala da importância da discussão do assunto no âmbito social. “Ao longo das nossas pesquisas, fomos buscar formas de levar a criança com síndrome de Down à socialização igualmente às outras crianças. No livro, vamos mostrar como, em todos os contextos de aprendizagem, convivência e entre outros nós levamos o lúdico para a criança e os resultados foram bem satisfatórios”, ressalta a docente.

A entrada para o lançamento do livro é gratuita e contará com atrações musicais.

O projeto

Este livro faz parte das atividades do projeto aprovado pela Prex em novembro de 2018.  O projeto que dará origem a muitos outros livros, apresentará estudos e pesquisas.

O Grupo de Estudo em Educação Inclusiva e dos Processos em Desenvolvimento e Aprendizagem (Geida) tem a finalidade de contribuir socialmente e ampliar o conhecimento discutido e produzidos na Uespi, promovendo um repensar sobre as práticas pedagógicas.

Fonte: Ascom Uespi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: