Educação

É PIAUÍ NO TOPO

Jogadora de xadrez de 14 anos vence todas as partidas e conquista ouro no Piauí

A enxadrista Júlia Lima segue acumulando conquistas no cenário esportivo estadual. Apoiada pelo Bolsa Atleta Piauí, programa do Governo do Estado executado pela Secretaria dos Esportes (Secepi), a atleta conquistou o título invicto da categoria sub-14 fem

Da Redação

12 de junho de 2026 às 15:47 ▪ Atualizado há 1 hora


Jogadora de xadrez de 14 anos vence todas as partidas e conquista ouro no Piauí

A enxadrista Júlia Lima segue acumulando conquistas no cenário esportivo estadual. Apoiada pelo Bolsa Atleta Piauí, programa do Governo do Estado executado pela Secretaria dos Esportes (Secepi), a atleta conquistou o título invicto da categoria sub-14 feminino nas Olimpíadas das Escolas Particulares e garantiu classificação para a etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) 2026.

Promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepi), a competição é uma das etapas classificatórias para os Jepis, maior evento esportivo escolar do estado, realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com as Secretarias da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Júlia conquistou o título após disputar cinco rodadas, encerrando sua participação de forma invicta. A classificação confirma o excelente momento vivido pela atleta, que pratica xadrez há dois anos e, pelo segundo ano consecutivo, garante presença na fase estadual dos Jogos Escolares Piauienses.

Foto: Ascom Secepi

Além da vaga nos Jepis, a enxadrista também vem se destacando em outras competições do calendário estadual. Em 2026, Júlia conquistou medalha de ouro em todos os torneios da categoria sub-14 feminino dos quais participou, incluindo o Campeonato Piauiense de Xadrez Feminino, o I Aberto do Brasil de Xadrez Sesc Piauí e as duas primeiras etapas do Circuito Teresinense Escolar, realizadas nos meses de março, abril e maio.

A atleta também disputa circuito promovido pela Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), composto por cinco etapas ao longo do ano. Júlia já participou de duas delas e se prepara para a terceira fase da competição.

Foto: Ascom Secepi

A mãe da atleta, Valéria Rodrigues, celebra o desempenho da filha e destaca a dedicação que tem levado aos resultados expressivos. “Ela pratica xadrez há dois anos e sempre ganha em primeiro lugar. Eu compartilho todas as conquistas dela nas minhas redes sociais. Este ano ela também está participando do circuito realizado pela Federação Piauiense de Xadrez e já vai para a terceira etapa”, afirmou.

Foto: Ascom Secepi

O Bolsa Atleta Piauí tem sido um importante instrumento de incentivo ao esporte de alto rendimento no estado, oferecendo suporte para que atletas e técnicos aprimorem suas condições de preparação e participação em competições locais, regionais, nacionais e internacionais.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou a importância dos Jogos Escolares Piauienses como porta de entrada para a descoberta de novos talentos e destacou o desempenho da enxadrista. “Os Jepis são a maior vitrine do esporte escolar do nosso estado e representam uma oportunidade de desenvolvimento para milhares de estudantes-atletas. Ver jovens talentos como a Júlia conquistando resultados tão expressivos demonstra a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado por meio de programas como o Bolsa Atleta Piauí”, destacou a gestora.

Foto: Ascom Secepi

Fonte: Governo do Piauí - Notícias



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction