As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começaram nesta sexta-feira (24). Os interessados têm até as 23h59 do dia 28 de janeiro, pelo horário de Brasília, para se inscrever gratuitamente.
O cadastro deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, usando os dados do Gov.br. É necessário fazer o login com o CPF e a senha cadastrada no sistema do governo federal.
O Prouni, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo parciais e integrais para cursos de graduação e formação específica em faculdades particulares.
Regras para participar
Para concorrer ao Prouni, é necessário:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem de 2023 ou 2024;
- Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do exame;
- Não ter tirado zero na redação.
Quem busca bolsas integrais precisa ter uma renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsas parciais, a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa. O salário mínimo em 2025 é de R$ 1.518.
A nota mais alta obtida no Enem será considerada para a classificação, e outros critérios incluem a modalidade escolhida (ampla concorrência ou cotas), além de curso, turno e instituição desejada.
Datas importantes
- Primeira chamada: resultado sai em 4 de fevereiro;
- Segunda chamada: será divulgada em 28 de fevereiro.
Quem não for selecionado pode se inscrever na lista de espera nos dias 26 e 27 de março. O resultado da lista estará disponível no dia 1º de abril no site do Prouni.
Fonte: Agência Brasil