
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2025, encerram-se nesta sexta-feira (18), às 23h59 (horário de Brasília). O programa oferece aos estudantes de baixa renda a oportunidade de financiar cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, com juros reduzidos e pagamento facilitado.
O processo é totalmente gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Acesso Único ao Ensino Superior, utilizando login na plataforma Gov.br. Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza cerca de 44,8 mil vagas nesta edição, distribuídas em mais de 18 mil cursos em 1.215 instituições privadas de todo o país.
No acumulado do ano, o Fies já ofertou 112.168 vagas, somando as duas edições de 2025. A classificação dos candidatos leva em conta a nota do Enem, é necessário ter realizado a prova a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco áreas e nota acima de zero na redação, além de renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Fies Social
Um dos destaques desta edição é a manutenção do Fies Social, modalidade que reserva 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico e com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Nesses casos, o financiamento pode cobrir 100% do valor do curso, com cotas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Jovens olhando o site do fies
Calendário do processo seletivo
O MEC divulgará o resultado da chamada única no dia 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 30 de julho e 1º de agosto. Os candidatos que não forem convocados nessa etapa entram automaticamente na lista de espera, que terá convocações entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
Atenção às regras
Para garantir a inscrição, o candidato deve acessar o portal, conferir atentamente os dados informados e salvar o comprovante de inscrição, que contém uma chave de segurança para acompanhar o processo. Quem já possui financiamento estudantil em aberto ou inadimplente com o programa não pode participar.
O MEC recomenda que os candidatos não deixem para a última hora, evitando instabilidades no sistema devido ao grande volume de acessos.
Mais informações estão disponíveis no Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br).