
As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) 2025 serão abertas na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A prova, que será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro, tem como objetivo padronizar os critérios de seleção de professores para as redes públicas de ensino e poderá ser usada por estados e municípios em concursos e processos seletivos a partir de 2026, seja como etapa única ou complementar, a depender do edital de cada localidade.
Nesta sexta-feira (11), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a expectativa é positiva quanto à adesão de candidatos. Segundo ele, mais de 80% dos estados já aderiram ao exame, que faz parte do programa federal Mais Professores para o Brasil.
"Vai ser um passo importante para reconhecer e melhorar a qualidade dos profissionais nas redes da educação básica", afirmou o ministro.
Conhecida como a “CNU dos Professores”, a PND não substitui os concursos locais, mas oferece uma base nacional unificada de avaliação teórica, semelhante à usada no Enade para cursos de licenciatura. Os gestores que aderiram ao exame poderão utilizar o resultado como critério de classificação e incluir provas práticas ou avaliação de títulos como etapas adicionais.
A taxa de inscrição custa R$ 85. A aplicação do exame será coordenada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasil