Estudantes e professores que participaram do programa “Do Piauí Para o Mundo”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), retornaram ao Brasil no sábado (13) após um mês de intercâmbio educacional internacional. Os participantes estiveram na China e nos Estados Unidos. A recepção ocorreu no Centro Cultural de Línguas, em Teresina, com a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira.
No total, 55 alunos e 11 professores participaram do programa, sendo que 15 estudantes e três professores participaram da imersão na China; enquanto 40 estudantes e oito professores realizaram atividades acadêmicas nos Estados Unidos. Durante o período, os intercambistas estudaram em outro idioma, participaram de práticas educacionais e tiveram contato direto com culturas diferentes da brasileira.
Na China, os estudantes ficaram no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (IDEAS), centro de referência nas áreas de economia digital e inteligência artificial. O intercâmbio incluiu atividades acadêmicas, contato com ambientes de alta tecnologia e troca cultural, despertando o interesse dos jovens por áreas ligadas à inovação e ao mercado de trabalho do futuro.
“Na China foi uma experiência maravilhosa, até porque é uma cultura totalmente diferente, repleta de tradições e costumes que foram novidades para todos nós. A principal experiência que eu posso replicar na minha escola, além do incentivo para que aproveitem todas as oportunidades possibilitadas pela Seduc, é somar a metodologia de ensino que nós vivenciamos lá, de muito respeito e muito rico”, destacou Vinícius Guimarães dos Santos, professor do CETI Agnelo Pereira da Silva, de Teresina.

Nos Estados Unidos, a comitiva piauiense passou por instituições como a Worcester Tech, a Doherty High School e a Framingham High School, com atividades nas áreas de robótica, biotecnologia, marketing digital, empreendedorismo, automação e estética profissional. Os estudantes também visitaram universidades como Harvard e o MIT.
“A experiência de estudar por um mês nos Estados Unidos foi incrível. Poder conhecer três escolas de ensino médio e técnico foi algo maravilhoso. Tenho certeza que todas as aulas que tivemos, somadas às experiências em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mudaram a minha perspectiva de futuro”, disse Marco Aurélio Gomes, aluno do CETI Professor José Pacífico de Moura Neto.
Segundo o secretário Washington Bandeira, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública conectada às demandas globais e às novas possibilidades de formação, destacando que, mais do que uma viagem, o intercâmbio representou um marco na trajetória dos estudantes, que retornam ao Piauí mais confiantes, maduros e conscientes de que a educação pode ser a ponte entre seus sonhos e o mundo.
“O retorno desses estudantes é motivo de muito orgulho para todos nós. Eles voltam trazendo na bagagem não apenas conhecimentos acadêmicos, mas experiências culturais, sociais e humanas que ampliam horizontes e transformam vidas. O Programa “Do Piauí para o Mundo” reafirma o nosso compromisso em oferecer oportunidades que conectam a educação pública do estado com o que há de mais inovador no mundo. Tenho certeza de que eles serão multiplicadores desse aprendizado em suas escolas, comunidades e no futuro profissional”, destacou o gestor.
Criado pelo Governo do Estado, o programa Do Piauí para o Mundo fortalece o ensino médio em tempo integral integrado à educação profissional, impulsiona a formação técnica e amplia oportunidades para os jovens piauienses. No total, 130 alunos e 26 professores foram premiados com intercâmbio educacional em seis países, incluindo Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. O último grupo de vencedores do programa embarca para Singapura em janeiro de 2026, fechando o ciclo de intercâmbios de 2025.
“Foram dias muito intensos, tempo suficiente para que nós pudéssemos mergulhar de verdade não apenas no conteúdo programático, mas também na cultura e modo de vida do país. Pontos que divergem e convergem com a nossa cultura. Foi um combo que me ajudou muito a expandir minha percepção de mundo a partir de agora”, pontua Luis Felipe Martins, do CETI Profª Angelina Mendes Braga, de Pedro II.
Fonte: Seduc