O Colégio Eleitoral da Universidade Federal do Piauí - UFPI, se reuniu nesta quinta-feira (12) para definir a lista tríplice dos candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor. As professoras Nadir Nogueira, Jaqueline Dourado e o professor Marcos Lira são os indicados.
A lista será encaminhada à Presidência da República para que o presidente Lula escolha e faça a nomeação do reitor ou reitora da UFPI para o período de novembro de 2024 a a novembro de 2028. O mandato do atual reitor, Gildásio Guedes, termina no dia 20 de novembro.
A mudança nos nomes da lista tríplice se deu porque as professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne, que disputaram a consulta da comunidade acadêmica desistiram de participar dessa segunda fase do processo de escolha do futuro dirigente da UFPI.
O atual reitor, Gildásio Guedes, participou da reunião e anunciou o resultado da votação. A professora Nadir Nogueira obteve 35 dos 47 votos do colegiado e continua como favorita ao cargo. Jaqueline Dourado recebeu um voto e Marco Lira não recebeu nenhum voto. Foram registrados 10 votos nulos.
Houve divergência sobre a manutenção do nome do professor Marcos Lira na lista tríplice porque ele não obteve nenhum voto do Colégio Eleitoral. Mas como a resolução que trata da escolha do reitor da UFPI é omissa nesse ponto, o nome da Lira foi mantido na lista.
A lista dos candidatos a vice-reitor ficou composta por Edmilson Miranda de Moura (34 votos), Carla verônica Rodarte de Moura (2 votos) Waleska Ferreira de Albuquerque (1 voto). Também foram registrados 1 voto nulo e 9 votos em branco.
O Colégio Eleitoral da UFPI é composto de discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, bem como membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), do Conselho de Administração (CAD), Conselho Diretor (CD) e pessoas de fora da comunidade universitária.